Montar uma padaria exige dedicação e compromisso com o cliente. Afinal, é com bons produtos e qualidade de atendimento que o panificador consegue se destacar e levar seu estabelecimento na lista dos melhores. Porém, é muito importante ficar atento às normas para padaria se você quer se destacar. Isso mesmo. Abrir qualquer estabelecimento, principalmente no setor alimentício exige alguns cuidados importantes.

Uma das normas para padaria mais importantes é a higiene, e mais que regra, estar atento aos cuidados com alimentos é uma necessidade, já que os clientes notam e costumam fidelizar aqueles estabelecimentos que fazem com que ele se sintam bem. Por isso, mantenha as cadeiras e mesas sempre limpas, produtos devidamente armazenados e lixo devidamente separado para evitar que insetos possam se multiplicar e causar mau cheiro. É importante observar que existe o órgão regulador que põe em prática estas medidas: a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Se não ficar por dentro destas normas de higiene, o estabelecimento, além de receber multas, pode ser fechado.

E por falar em órgãos reguladores, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, mais conhecido como Inmetro, também tem suas regras quando o assunto são normas de padaria. O selo fornecido pelo órgão em alguns equipamentos de panificação é uma garantia a mais de que o produto tem qualidade e que apresentará toda a eficiência na hora da produção. Portanto, fique atento ao selo!

Outra norma para padaria que diz respeito aos equipamentos de panificação é a Norma Regulamentadora 12, regida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Produtos dentro da NR12 são mais eficientes e apresentam mais segurança apara a pessoa que irá manuseá-lo. Um exemplo de equipamento dentro desta categoria é o forno para padaria Perfecta, porém, você pode encontrar muito mais produtos dentro das normas no catálogo virtual da empresa.