Com o surgimento do novo regime de arrendamento urbano (NRAU) o mercado do arrendamento para empresas e privados está a passar por uma redefinição. Aplaudida por uns e contestada por outros, esta nova lei parece não ter deixado nínguém indiferente. E assim é, com excepção de quem alugou escritório ou casa nos anos recentes, todos vão sentir os efeitos desta nova lei.

Se por um lado este novo regime tem por objetivo modernizar e atualizar o mercado de arrendamento, equilibrando os desfasamentos de algumas rendas que se praticavam atualmente e que estavam totalmente fora da atualidade, por outro lado procurou-se uma solução repentina e imediata que nem sempre vem ao encontro das possibilidades das empresas e residentes.

Como todas as novas situações que envolvem grandes mudanças também esta nova situação traz grande resistência por parte de quem vê a sua situação atual mudar para uma realidade menos positiva ou mais exatamente mais onerosa. Como em muitas outras coisas onde nos deparamos com grandes mudanças podemos também aqui ver esta situação atual não apenas como uma ameaça ou vê-la de uma forma negativa mas antes vê-la também como uma oportunidade.

As cidades estão a redefinir-se e a ganhar uma apresentação diferente e um novo desenho. Não tem de ser tudo mau. Na verdade temos de dar algum tempo para que se comecem a ver os efeitos dessa mudança, conhecer essa nova apresentação e desenho. A pouco e pouco a atitude de repúdio, natural quando não se conhece algo, será substituída por uma nova forma de apreciar e tirar partido das cidades.

Alugar escritórios para empresas em Portugal pode tornar-se não só mais fácil como poderá ser um novo mercado que vai oferecer espaços mais profissionais e mais centrais. O que estas mudanças também trazem é o fortalecer dos melhores e deixar cair ou fazer desaparecer aqueles que não oferecem espaços à altura das empresas. Os escritórios que permanecerão no mercado vão ser aqueles que têm um maior valor acrescentado para oferecer. Seja o seu valor a localização, os serviços associados, o espaço, o preço ou a segurança, certo é que quem permanece neste setor tem de oferecer qualidade às empresas que procuram um espaço para o seu escritório.

alugar escritórios para empresas

E não se enganem quem pensa que quem fica para trás não tem lugar neste mercado. Com imaginação e criatividade há sempre forma de oferecer algo diferente e que o mercado também procura. Já temos visto alguns destes espaços que antes eram ocupados por escritórios estão agora a ser utilizados para habitação, outros para espaços de “co-working” ou até “hostels”.