Entendendo o termo “indústria”

O termo indústria geralmente é utilizado como sinônimo de fábricas. Entretanto, as vezes, ouvimos a expressão “indústria do turismo”. Não existem fábricas de turismo. Então qual é o sentido desse tipo de expressão?

O termo indústria, como vimos, pode se referir às fábricas. Fábricas são geralmente produtoras de algum bem. Por exemplo, a indústria do sorvete é constituída pelas fábricas de sorvete. A indústria de carros é formada pelas fábricas de automóveis, e assim por diante.

Como pode-se notar, o termo indústria se refere a todos os produtores de um dado bem. Assim, o termo indústria também pode ser aplicado para o conjunto de produtores de um dado serviço como, por exemplo, o turismo. Por isso, quando se diz indústria do turismo, estamos se referindo às empresas que oferecem serviços relacionados ao turismo.

id

Figura 1. Indústria de carro. O termo indústria também pode ser aplicado para o conjunto de empresas que oferecem serviços como no setor de turismo.

A aplicação do termo indústria pode ser restrita ou bastante ampla. Por exemplo, uma empresa que produz queijo de caixinha é parte da “indústria do queijo”. Tal empresa também é parte da “indústria de laticínios”, e também da “indústria de produtos agrícolas”.

Assim, talvez esse texto tenha tornado mais claro o significado e o emprego do termo indústria.

 Preparado a partir de:

CASE, K.E.; FAIR, R.C. Principles of Macroeconomics. Fourth Edition. New Jersey: Prentice Hall, 1996. 656p.