FACULDADE NOSSA CIDADE

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

EDGARD CLEMENTINO DA PAZ

Professor orientador: Lawton Nani Benatti

O termo SWOT significa as iniciais das palavras Streghts, Weaknesses, Opportunities e Threats, que traduzidas para o português temos as palavras: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

A Matriz SWOT é uma ferramenta de gestão bastante utilizada por diversas empresas, seja de pequeno, médio e grande porte. Esta ferramenta é utilizada para fazer uma analise de ambiente que é capaz identificar os pontos fortes e fracos da empresa assim como também identificar oportunidades e ameaças.

Livro relacionado:

Para KOTLER (2000) a análise SWOT é uma avaliação global das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças dentro da organização e é através dela que identificamos onde devem ser alteradas as estratégias para melhorar os processos ou manter caso esteja tendo um resultado positivo.

Esta ferramenta tem o objetivo de fazer dois tipos de analise que é analisar o ambiente interno da organização que identifica os pontos fortes e fracos, e alisar o ambiente externo que identifica as oportunidades e ameaças.

1.    Analise do ambiente interno

Nesta etapa são analisadas as forças e fraquezas da empresa, ou seja, ele identifica em quais aspectos a empresa possui vantagens e desvantagens perante seus concorrentes.

1.1  Força

Força esta ligada com o que a empresa faz de melhor quando comparado aos concorrentes podendo ser em questão de serviço prestado, produto de qualidade, serviço qualificado de atendimento ao cliente, liderança de mercado, boas parcerias entre outros aspectos.

1.2   Fraqueza

A fraqueza esta relacionada às desvantagens que a empresa possui perante aos concorrentes, ou seja, se seus recursos são limitados, baixa diversidade de produtos ou serviços, problemas operacionais, falta de investimento em tecnologia e inovação ou até mesmo a falta de funcionários capacitados para determinado processo.

2.    Analise do ambiente externo

Na analise do ambiente externo da empresa são analisados as oportunidades e as ameaças que rodeiam a empresa, ou seja, é nesta etapa que se analisa onde se pode aproveitar as oportunidades e minimizar as possíveis ameaças.

2.1  Oportunidades

As oportunidades são as vantagens competitivas que ajuda a empresa a ampliar sua participação de mercado, podendo ser com a inserção de um novo produto no mercado que de fato atenda as expectativas dos clientes, utilizar novas tecnologias para agilizar e facilitar a produção, ampliação de filiais ou até mesmo aproveitar a dificuldade de seus concorrentes para ganhar novos clientes.

“As oportunidades podem ser classificadas de acordo com sua atratividade e com sua probabilidade de sucesso.” (KOTLER, 2000, p.98)

2.2  Ameaças

As ameaças são os fatores que influenciam diretamente com o plano de negócio da empresa, ou seja, é onde deve ser mantido o foco de atenção para não ocasionar em uma dificuldade de aumentar a sua participação de mercado. As principais ameaças são as mudanças da legislação, as novas estratégias de seus concorrentes, mudanças demográficas e as barreiras para conquistar novos clientes.

3 Bibliografia 

KOTLER, Philip. Administração de Marketing, 10ª Ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000.