Hoje em dia muito se fala em abrir o próprio negócio. As franquias de escolas de inglês estão se destacando como uma boa opção para quem quer empreender. Mas antes de apostar tudo no negócio é preciso entender como funciona o sistema de franquias. Existe uma taxa que é cobrada pela franqueadora para o desenvolvimento de campanhas, pesquisas e investimentos em geral para divulgação da marca. Esta taxa é conhecida por royalties ou fundo de propaganda.  Tudo deve estar descrito no contrato assinado entre as partes.

Não existe um valor específico estipulado pelas franqueadoras. Cada uma tem autonomia para definir o royalty e o fundo de marketing. Além dessa despesa fixa, é importante lembrar que o franqueado ainda terá as despesas operacionais, como aluguel, ferramentas de trabalho, folha de pagamento, impostos, entre outros. Antes de se arriscar o ideal é fazer um estudo financeiro para verificar se realmente é possível fazer o investimento e abrir o negócio.Uma das alternativas para ajudar nos gastos e viabilizar tudo é a escolha de um sócio para dividir as despesas.

Escolha bem o seu sócio

O mercado está aquecido no setor de franquias de escolas de inglês e muitos estão optando por investir no segmento. Não é difícil encontrar alguém para dividir o negócio, porém é preciso encontrar a pessoa certa para obter sucesso no empreendimento. Existem algumas parcerias em que um dos sócios entra com o capital e o outro com o seu trabalho. Vale lembrar que abrir um negócio é um grande risco, caso a empresa não dê certo, o sócio capitalista irá perder todo o investimento, já o outro, deverá apenas arrumar outro emprego.

Ambos devem estar muito comprometidos. Uma dica é abolir todos os tipos de pró-labore. Só deve ser dividido o valor líquido, depois de todas as despesas serem pagas. Os conflitos são normais. Cada um deve contribuir com a sua experiência, seja administrativa, ou no caso das escolas de inglês, com o ensino de idiomas. Ter planejamento, respeito e comprometimento com o negocio são os princípios básicos para alcançar o sucesso.