Com a concorrência cada vez mais brutal em todos os sentidos é cada vez mais comum às empresas buscarem uma solução de aumento de produtividade.

Para isso costumam contratar profissionais que fazem uma analise total da empresa e a partir dai começam a orientar o que deve ser feito.

Muitas mediadas são tomadas e o coaching pessoal com os lideres é uma delas. Algumas empresas acabam focando o problema nos funcionários de modo geral e muitas vezes esquecem que muito do que os funcionários fazem tem relação com a liderança que eles têm.

Claro que não adianta só o trabalho com os líderes mesmo que esse seja o grande problema e por isso dentro das soluções de aumento de produtividade costuma-se sugerir os treinamentos. Treinamentos. Treinamento de vendas, de atendimento.

É preciso entender que quando se busca uma solução de aumento de produtividade faz parte do processo a empresa e as pessoas estarem abertas a uma nova maneira de ver e entender tudo e todos.

O profissional que é contratado para ajudar a empresa nesse processo de mudança não pode ser visto como inimigo nem como um intruso. Obviamente essa pessoa vai ter que conversar com todos, observar o trabalho, consultar papéis e arquivos, mas isso tudo é para o bem. Quando essas intervenções são vistas de forma negativa ou invasiva o processo não ocorre da forma adequada.

É preciso que os líderes conversem muito com suas equipes antes que as intervenções aconteçam para que todos saibam como e porque tudo está acontecendo. Uma empresa é uma união de pessoas e todas precisam acreditar em tudo o que acontece.

Uma boa solução de aumento de produtividade só é de fato boa se todos os envolvidos no processo acreditam e buscam o mesmo objetivo.