Faculdade Nossa Cidade

 

Administração de Empresas

Orientador: Prof. Lawton Benatti

Francisco E. De Morais Rudriguês

 

Empreendedorismo: inovação de nichos de mercado

 

Criatividade, inovação e atitude são os três fatores para a inovação, sem resultados efetivos não existe inovação. O empreendedorismo da empresa reflete não somente no produto ofertado, mas também nos quesitos de inovação.

As oportunidades de empreender em um negócio existirão sempre, os empreendedores de sucesso são aqueles que não têm medo de arriscar, enxergam sempre uma oportunidade onde os outros veem dificuldade, desenvolvem nichos especiais, focam no cliente, inovam, procuram desempenhar a melhor qualidade dos serviços prestados ou produto oferecido e acima de tudo cuidam da integridade e responsabilidade de suas empresas perante o cliente. A inovação não esta somente no ato de criar um novo produto ou serviço diferenciado do mercado, mas também em aperfeiçoá-los.        

O desenvolvimento ou melhoria de alguns nichos, processos e programas pode ser considerado uma forma de inovação, a valorização de ideias também pode ser uma passo importante para inovação.

Para Peter Drucker existe uma forte ligação entre empreendedorismo e inovação.

Inovação e a ferramenta especificam dos empreendedores, o meio pelo qual eles exploram a mudança como uma oportunidade para um negócio ou serviço diferente. Pode ser apresentada como uma disciplina pode ser aprendida, pode ser praticada. Os empreendedores precisam procurar decididamente as fontes da inovação, as mudanças e seus sintomas, que indicam oportunidades para inovações com sucesso. E eles precisam conhecer e aplicar os princípios da inovação de sucesso. (DRUCKER, 2008, pag. 61).

Empreender e inovar podem ate ser semelhante devido suas conotações, entretanto são atividades bem diferentes.

Enquanto empreender é criar uma empresa na qual ele será influente no mercado, inovar e desenvolver novos ou melhorar os produtos ou serviços já oferecidos no mercado.

A inovação é um principio específico para cada empreendedor, seja em um negócio já existente, instituição de serviço público ou ate mesmo num pequeno negócio iniciado por um indivíduo na cozinha da família. É o método através do qual um espírito empreendedor desenvolve ou cria novos nichos, recursos de produção ou melhora recursos já existentes com um potencial refinado para a criação.  

Empreender em um novo negócio é fácil, basta ter capital para investir. Entretanto difícil é gerencia-lo. É preciso conhecer o mínimo a respeito da atividade que se pretende desenvolver e do mercado no qual quer se envolver.

Muitas empresas fecham as portas por falta de diversos fatores, sejam eles mercadológicos ou por falta de conhecimento  e inovação por parte dos responsáveis, que iniciam um novo negocio mas não se preocupam em diferenciar o seu produto ou serviço.

Vários conceitos associam o termo empreendedorismo com inovação, transformação, ousadia e também para utilização de estudos relativos ao empreendedor, do seu perfil ou de suas origens. O empreendedor precisar ter algumas características pessoais nas quais o definem que tipo de empreendedor ele é, qualquer individuo que tenha a frente uma decisão a tomar pode aprender a ser um empreendedor e comportar-se empreendedorialmente.

O empreendimento é um comportamento e não um traço de personalidade. Suas bases são o conceito e a teoria, e não intuição.

Segundo BARBOSA e PISA (2010. Pag. 11) “A ideia inovadora é como uma pedra preciosa, valiosa, mas que precisa ser lapidada, oque demanda tempo e recursos”.

É por esse motivo de que se deve investir continuamente no desenvolvimento de novas linhas de produtos ou serviços, desta forma assim que a concorrência começar a agir, já se tenha um novo método ou nicho para apresentar ao mercado. Ou seja, é de fácil entendimento que a inovação precisa ser sempre cultivada, e os mecanismos para isso são as pesquisas de mercado, participação em eventos, leituras continuas de jornais, revistas especializadas, estarem atento a tudo que aborda o assunto.

Conforme pesquisas e estudos realizados os jovens são os que melhores se identificam com a inovação, pois tem coragem e criatividade para em negócios novos com tecnologia, pois são eles que sabem oque a nova geração pensa e deseja.

As empresas que lançam novas ideias são que acompanham o desenvolvimento das gerações e entendem que os jovens são os lideres de amanha. Com isso todos precisam acompanhar o desenvolvimento inclusive os jovens, que devem sair da zona de conforto e investir em inovação e criatividade.

                     

Referências bibliográficas:

DRUCKER, Peter F. Inovação e Espirito Empreendedor Pratica e Princípios. Brasil. Cengage Learning. 2008.

LEMES JÚNIOR, Antônio Barbosa.; PISA, Beatriz Jackiu. Administrando micro e pequenas empresas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.