O que é empreendedorismo?

Empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e esforço necessários, assumindo riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes, recebendo as conseqüentes recompensas da satisfação econômica pessoal.

O que é um empreendedor?

Ser empreendedor e ser tolerante a riscos; ter disciplina e capacidade planejadora; ser capaz de visualizar mentalmente seu empreendimento antes que o mesmo tenha se iniciado; ter capacidade de liderar pessoas e processos; ser flexível e tolerar erros aprendendo com os mesmos. Os empreendedores são pessoas diferenciadas, que possuem motivação singular, apaixonadas pelo que fazem, querendo ser conhecidas e admiradas.

Plano de negócios; o que é e para que serve?

O plano de negócios trata-se do projeto escrito onde é demonstrado todas as idéias do empreendedor, como o negócio irá se comportar, passando pela descrição de produtos serviços, sócios, mercados, correntes, visão, e a missão do negócio. Ele funciona como um plano piloto para empreendedor é nele que está contida as diretrizes, estratégias e metas a serem alcançadas com a realização do projeto.  

 

Agindo como um empreendedor

Segundo alguns autores que trabalham com a linha comportamental, existem pelo menos cinco fatores que contribuem e impulsiona um indivíduo tomar a decisão de agir de maneira empreendedora e são eles; Características pessoais (traços da personalidade do indivíduo), ambiente pessoal (características ligadas ao ambiente onde o individuo está inserido), objetivos pessoais (relativo a expectativas e ou metas), ambiente de negócios (contexto político, jurídico, macroeconômico e setorial) e a idéia do negócio (a visão inicial do que será o seu novo negócio). O que gera, no indivíduo, essa capacidade de agir de forma visionária é a capacidade da criação de uma estratégia empreendedora responsável pela performance do negócio, que permite ao indivíduo uma percepção sobre os resultados que serão obtidos na elaboração do negócio, conseqüentemente, lhe permitindo contemplar todo um ambiente pré-estabelecido através de uma visão macro.

Diferenças entre empreendedor e administrador

Todo empreendedor deve ser um bom administrador, porém, nem todo bom administrador é um empreendedor. Existem algumas características básicas que diferenciam o administrador do empreendedor, como por exemplo; Criar, alocar recursos, correr riscos e desenvolver características sociológicas e ambientais. Enquanto o empreendedor preocupa-se em disponibilizar todos os recursos necessários para realização de seu negócio, o administrador fica responsável somente por controlar, liderar e formar equipes.

O empreendedor além de realizar todas as tarefas que cabem ao administrador, também fica responsável por tarefas extras, ou seja, ele toma decisões que para um administrador não é necessário, pois ele tem toda uma equipe que lhe dá suporte nessas tarefas extras.

Diferenças entre empreendedor e gerente

Para um gerente, sua motivação (poder), atividades (delegar sua autoridade), competência (administração, política), interesses (acontecimentos internos da empresa), erros (evitar erros), decisões (interação do assunto para depois delegar), sistema (quanto mais burocrático melhor), relações (de hierarquia).

Para o empreendedor, sua motivação (liberdade da ação, automotivação), atividades (arregaça as mangas e trabalha com a equipe), competência (negócios, gerência e política), interesses (tecnologia e mercado), erros (aprendizagem com os erros), decisões (visão e decisão, ação versus discussão), sistema, (se o sistema não o satisfaz, constrói o seu), relações (negociação).  

Por Tom Oliver