Leitores. Muito tem se falado em Empowerment, de como ele é importante para a agilidade das decisões e como traz benefícios para uma empresa, essa ação de gestão estratégica sem duvida nenhuma visa o melhor aproveitamento do capital humano.

As empresas estão cada vez mais estimulando a gestão compartilhada e disponibilizando cada vez informações estratégicas para que os colaboradores possam tomar decisões por si mesmo sem ter que todo o assunto passar pela aprovação de um chefe ou responsável.

Para que esta ação de gestão de resultado é preciso que os colaboradores sejam cada vez mais capacitados para tomar a decisão certa, aquela decisão que vai trazer lucro e rentabilidade para as empresas.
Com esta ação a empresa consegue decentralizar suas decisões ganhando com isso mais agilidade, flexibilidade e competitividade ao mesmo tempo em que consegue motivar pessoas e fazer com que elas fiquem mais motivadas, geralmente a motivação acontece quando a empresa proporciona meios do colaborador continuar seus estudos quer seja uma graduação, pós- graduação ou até mesmo mestrado fazendo com que ele deslumbre um futuro promissor.

Mas porque coloquei o titulo neste texto de Empowerment às avessas?

Com o Empowerment os colaboradores passaram a ter posições mais estratégicas como analistas de gestão, finanças, compras, custos, de produção e muitas outas funções que requerem analises, porem as empresas começaram um movimento de terceirização da mão de obra ou outsourcing visando a redução de custo e o aumento da qualidade.

O que temos visto é que de uma maneira geral funções ou processos como: conciliar contas, arrumar arquivos , serviços de protocolo e até mesmo processos como pagamento ou conferencia de uma folha de pagamento estão sendo aos poucos simplificados, terceirizados ou até mesmo algumas etapas estão sendo eliminadas.

O processo de terceirização de alguns serviços de apoio ou a eliminação de algumas funções, onde prevalecem os critérios de redução de custos, tem causado grande acumulo de serviços para os analistas, quando se faz analise de uma situação é preciso que as coisas estejam organizadas as contas em ordem e os documentos conciliados. Muitas vezes aquela pessoa que estudou para se tornar um analista tem enfrentado dificuldades resultantes de:

1. Um alto grau de terceirização de funções que antes eram exercidas por pessoal próprio da empresa e agora estão terceirizadas são feitas com baixa qualidade.

2. Por encontrarem um serviço de baixa qualidade , é preciso que muitas vezes que coletar e organizar as informações o que demanda horas ou até dias de trabalho.

3. Sofrem com informações desencontradas, ocasionadas por erros causados por pessoas inexperientes na função.

4. Algumas pessoas diante dessas situações chegam a pensar que simplesmente desaprenderam a trabalhar, surgindo dai a falta de motivação e o "Empowerment às avessas".

Muitas pessoas não concordam com o ponto de vista aqui abordado, mas segundo estudos pessoas que fazem muitas tarefas ao mesmo tempo alternam a atenção entre uma e outra e em consequência disso tem baixa produtividade e pouca qualidade.

Você consegue assobiar e chupar cana! Vamos refletir sobre isso!

(Pedro Paulo Galindo Morales é Tecnólogo em Gestão, Pós- Graduado em Controladoria, Técnico em Contabilidade e escritor da web, www.pedropaulomorales.wordpress.com).