INTRODUÇÃO

 

A Distribuição é um setor da atividade econômica, com a função de intermediar a relação entre produtores e consumidores. Trata da movimentação estocagem e processamento de solicitação de suprimentos (matéria prima, produtos semiacabados) e distribuição final aos clientes e consumidores finais (produtos acabados).

A armazenagem por sua vez tem por principal função a correta alocação tanto  da matéria prima, como de produtos acabados e semi-acabados. Será citado neste trabalho a sua importância dentro da organização e seus benefícios se em empregada pela administração de materiais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1. DISTRIBUIÇÃO

“Costuma ser atividade mais importante em termos de custos, para a maioria das empresas, pois absorve dois terços dos custos logísticas.” (BALLOU, pág.40, ed.2009)

A distribuição se correlaciona com os seguintes setores de uma empesa: Suprimentos, Estoques, Expedição, Marketing, Produção, Transporte entre outros dependendo da área da organização.

 

1.1 Cadeia de Distribuição

Para abordar a cadeia de distribuição, exemplificado este assunto através da figura ilustrativa a baixo. Será utilizado como base o processo logístico de distribuição da soja.

 

 

 

 

Fonte: Cadeia de Suprimentos da Soja no Mato Grosso

A cadeia de distribuição da soja ate chegar ao consumidor final do óleo passa por várias etapas de um processo beneficiamento. Se da o inicio na indústria de insumos, onde os produtores buscam sementes, fertilizantes, defensivos, adubos, maquinário, entre outros. A cadeia de distribuição neste primeiro momento se encarrega de suprir o produtor com produtos primários para produzir seu produto final (soja). O produtor na época de colheita da soja, neste caso a distribuição se encarrega de levar o insumo para a cooperativa, onde será armazenada e selecionada. Nesta seleção poderá ser vendida diretamente ao cliente ou ainda a outra parte selecionada passará por beneficiamento numa refinaria (transformação da matéria prima “soja” em produto manufaturado “óleo de soja”). Inicia-se então fase final do processo logístico de distribuição do óleo de soja para o mercado interno e externo; No caso interno, a indústria poderá vender o produto acabado para o Atacadista, Varejista, Distribuidor ou ainda mercado industrial, com outro conceito de produto acabado (ex: manteiga de soja); No caso específico do mercado externo, também poderá ser vendido para os mesmo agentes citados anteriormente para mercado interno.

Considerando que para a venda no mercado externo não usaremos o modal rodoviário, como no caso do mercado interno. Pois será utilizado modais aéreos, hidroviário e férreo; Nestes casos, o produto deverá passar por outros intermediários, como empresas importadoras.

1.2 Modalidades de Distribuição

Atualmente os autores citam 4 modalidades de distribuição, eu serão exemplificadas neste trabalho:

  • Distribuição Extensiva: esta modalidade tem como característica principal estender seu canal de distribuição maior número de pontos de venda possível (ex: Coca Cola). Tem como vantagem alto numero de pontos de venda, porém sua desvantagem e controlar esses diversos pontos vendas.
  • Distribuição Exclusiva: nesta modalidade o produtor ou indústria vende apenas para um intermediário, que tem por sua vez promove a marca, no entanto não podendo vender no mesmo estabelecimento outras marca similares. (Exemplo: Frigorífico Silva em relação a Cia Zaffari Comércio e Indústria).
  • Distribuição Seletiva: neste caso, se caracteriza pela seleção de clientes em um determinado mercado; É mais comum no mercado automobilístico. (ex: Ferrari).
  • Distribuição Intensiva: é um complemento da Seletiva e Extensiva, pois combinada as duas estratégias de distribuição, (Ex: VIVO S/A).

 

1.3 Relação da Distribuição com outros Departamentos

1.3.1 Marketing

A distribuição para o marketing é dos principais setores na organização, pois deve garantir um produto no local desejado, e tempo hábil e com qualidade exigida. Portanto é dos setores críticos dentro marketing mix.

1.3.2 Produção

A distribuição funciona como a encarregada de manter a produção em plena atividade. Garantido que sempre tenha insumos ou matéria prima, disponível e ao mesmo tempo garante o escoamento do produto final.

           

1.4 Níveis da Administração da Distribuição

1.4.1 Estratégico

No sistema de distribuição o nível estratégico, determina como deve ser, de forma geral a configuração geral do sistema (localização de armazéns, seleção de modais, etc.).

1.4.2 Tático

No nível tático é decido qual a melhor maneira de utilização dos recursos, antes escolher o tipo distribuição, (exemplo: caminhões, tipos de pedidos, etc.).

1.4.3 Operacional

O nível operacional garante que os produtos transitem através do canal de distribuição até os clientes, (Recolher produtos dos estoques armazenados, carregar caminhões para entrega, etc).

2.Armazenagem

          A armazenagem é uma função agregada ao sistema logístico. Sua gestão serve para estocar os materiais de uma empresa de forma adequada, levando em consideração as necessidades de cada um dos materiais. Sejam eles: matéria-prima, produtos semi-acabados ou produtos finais.

Para a armazenagem correta e eficiente dos materiais a empresa deve levar em consideração suas características, tais como: tamanho (dimensões), peso, perecibilidade, permeabilidade, resistência a empilhamentos, entre outros.

 

2.1 Atividades da Armazenagem

O trabalho de armazenagem depende em grande parte do material a ser estocado, sua perecibiliadade, fragilidade, dimensões e peso, são levados em conta no momento de se definir qual a forma correta em que os produtos serão dispostos para uma maior facilidade da movimentação da carga ou produto, mas também de como se otimizar o espaço utilizado para isso. A forma como será manipulada a carga, manual ou através de máquinas também é decidido. Hoje em dia, a utilização equipamentos como “pallets”, portabags, empilhadeiras que permitem a programação de performance, esteiras deslizantes, dinamizam o trabalho e organizam de forma adequada a facilitar o trânsito dos produtos. Sendo assim, no momento em que o caminhão, locomotiva ou mesmo avião chega ao destino, não importando o período que ficará estocado, toda uma engenharia para que o material seja estocado de maneira adequada será disparado, até que ser retirado para seu uso, venda ou entregue ao seu destinatário final.

2.2 Importância da Armazenagem

A armazenagem é muito importante para uma organização. A armazenagem correta e organizadaa traz diversos benefícios.

Benefícios operacionais: Com os materiais bem distribuídos e organizados no estoque fica mais fácil e agíl  quando chega o momento de sua utilização, seja ela para distribuição(produtos acabados) ou para utilização na linha de produção(matéria-prima e produtos semi-acabados).

Benefícios físicos: Com o planejamento da armazenagem é possível otimizar o espaço físico que a empresa tem em sua sede. Com isto pode ser possível, inclusive, saber se é possível aumentar a capacidade produção da empresa.

Benefícios financeiros: É possível que haja redução de custos através do melhor posicionamento do estoque. Visto que haverá menor custo para sua movimentação.

2.3 Sistema de Armazenagem

            Para J. L. Amaral “É a perfeita disposição das partes de um todo, coordenadas entre si e que devem funcionar como estrutura organizada.”.

            Para ser considerado um “Sistema de Armazenagem” eficiente é necessário uma perfeita integração entre todos componentes que fazem parte da área de estocagem e armazenagem da organização.

             O planejamento desta integração deve ser efetuado segundo os seguintes fatores:

  • Estratégico – através de estudos de localização.
  • Técnico – através de estudos de gerenciamento.
  • Operacional – através de estudos de equipamentos de movimentação, armazenagem e layout.

 

2.4 Armazenagem em Função das Prioridades

  • Armazenagem por Agrupamento;
  • Armazenagem por Tamanho, Peso e Característica do Material;
  • Armazenagem por Utilização ou Frequência;
  • Armazenagem com separação por Lote;
  • Armazenagem por setores de montagem.

3. Considerações Finais

            A Distribuição e Armazenagem com a chegada da globalização hoje se transformaram em um divisor de águas para a otimização de custos para as empresas.  A boa gestão de ambos possibilita também a rastreabilidade do que hoje sua empresa tem, do que necessita e onde estão os gargalos que o bom desempenho da empresa.

 

5. REFERÊNCIAS

 

BALLOU H. Ronald. Logística Empresarial. Distribuição Física. In:_____. 1ªed. São Paulo. Atlas 2009. Cap 2. Pág 40-57

GOUVEIA B. Luís Manuel.Logística e Gestão de Distribuição.Porto(POR),1995. Trabalho de Conclusão (Licenciatura). ISLA, 1995

Site:http://www.lambda.maxwell.ele.puc-rio.br/15383/15383_7.PDFXXvmi

(Disponível e Acessado em 18/09/2011, 15h:31min)

Site:www2.ufp.pt/~lmbg/textos/ldg/lgd_ap1.pdf ·

 (Disponível e Acessado em 18/09/2011, 14h:00min)

http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/bds.nsf/B07B6A2ADA84165C03256D520059AF5B/$File/374_1_Arquivos_armazenagem.pdf