Nesse artigo, vamos dar algumas dicas para se montar uma festa retrô, no estilo Rockabilly.

 Primeiramente, você sabe o que é Rockabilly? O Rockabilly surgiu nos anos 50, uma década que foi marcada pela rebeldia e descontração dos jovens americanos. Nessa época surgia o rock’n’roll, e cantores como Elvis Presley influenciaram toda uma geração de jovens. Não se trata apenas de um estilo musical, ou moda. Na verdade, é uma mistura dos dois, tanto a estética quanto o estilo de vida.

 Hoje em dia o Rockabilly ainda possui muitos adeptos que seguem o estilo, com um toque atual. De qualquer forma, a inspiração cinquentista permanece intacta, e é o fio condutor na escolha das roupas, músicas e objetos de decoração de ambientes para os amantes do estilo retrô.

 Montar uma festa dentro dessa estética retrô não é muito difícil, e sem dúvidas muito divertido! Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar:

  • As cores predominantes da decoração devem ser preto, vermelho e branco. Use e abuse do poá (bolinhas), listras e xadrez preto e branco.
  • Os detalhes na decoração farão a diferença. Você pode incluir referências da década, como discos de vinil, notas musicais, referências a Cadillacs ou lambretas, guitarras, propagandas antigas com pin ups, fotos de artistas como Elvis Presley e Johnny Cash, cerejas, e etc.
  • A escolha das roupas é importante. As meninas devem se inspirar nas pin ups da época, usar saias ou vestidos com a cintura bem marcada, apostar na maquiagem com batom vermelho e delineador, e caprichar no penteado ou em um acessório de cabelo, como uma bandana, por exemplo. Os meninos devem caprichar no topete, mas podem vestir uma simples calça jeans e camiseta branca com suspensórios e jaqueta de couro.
  • Para ajudar seus convidados à entrarem no clima da festa você não precisa exigir que a caracterização seja obrigatória. Porém, que tal disponibilizar alguns itens como bandanas, óculos escuros, suspensórios, gel de cabelo, batom vermelho, tatuagens removíveis, etc. para seus convidados? Esses itens são facilmente encontrados em lojas especializadas em fantasias, e custam bem pouco.
  • Para a mesa, comidas de lanchonete são uma boa pedida. Nos anos 50 os jovens se reuniam em lanchonetes para ouvir discos na jukebox e lanchar. Hámburgueres, batata frita, pizza, refrigerantes, cupcakes e milk-shakes são ótimas opções.
  • Uma jukebox, além de servir de decoração, vai servir para divertir seus convidados. Você pode programar uma jukebox para tocar músicas da época, para entrar no clima.


 A Jukebox Digital é uma empresa do Rio de Janeiro especializada no aluguel de máquinas jukebox. Temos modelos de jukebox para todos os estilos de festas – do retrô ao atual. Conheça nossos modelos!