O objetivo de qualquer investimento imobiliário é aumentar o valor, de maneira que você quer que valha mais do que quando você comprou. Existem maneiras baratas de agregar valor e há renovações mais caras e profundas que podem ser feitas.

Dê uma olhada nesta seleção de dicas que Amanda, a CEO da Evertec Engenharia, uma empresa de reforma residencial em São Paulo.

Dica 1: Passe uma hora com um profissional

Convide um corretor de imóveis ou designer de interiores para verificar sua casa. Muitos corretores de imóveis farão isso como cortesia, mas você provavelmente terá que pagar uma taxa de consulta a um designer. Verifique com vários designers na sua área; uma taxa horária padrão é normalmente inferior a R$ 200, e em uma hora eles podem te dar muitas idéias para melhorias necessárias. Mesmo pequenas melhorias sugeridas, como cores de pintura ou colocação de móveis, podem ajudar muito a melhorar a aparência de sua casa.

Dica 2: Inspecione

Nem toda melhoria da casa é pela aparência. Deterioração de telhados, vazamentos, infestação de cupins ou sistemas elétricos desatualizados - você não pode consertá-lo se não souber que está quebrado. Contrate um inspetor para verificar as áreas de sua casa que você normalmente não vê. Eles podem descobrir problemas ocultos que podem afetar negativamente o valor da sua casa. Pequenos problemas (como vazamento de água) podem se tornar problemas grandes e caros rapidamente. Quanto mais você adiar os reparos, mais caros eles serão.

Dica 3: Pintar, pintar, pintar

Uma das melhorias mais simples e econômicas de todas é a pintura! Quartos recém pintados parecem limpos e atualizados - e isso agrega valor. Ao selecionar cores de tinta, tenha em mente que as cores neutras atraem o maior número de pessoas, tornando sua casa mais desejável. Em média, um galão de tinta custa em torno de R$ 50, sobrando muito dinheiro para comprar rolos, fita adesiva, panos e escovas. Então compre alguns galões e dê novas cores à sua casa!

Dica 4: Encontre inspiração

Uma alternativa à contratação de um designer é buscar inspiração em revistas, livros, programas de TV e sites voltados para o design para remodelar e decorar Separe as idéias que você quer tentar aplicar e comece sua lista de tarefas. Mantenha a simplicidade - ao remodelar com orçamento apertado, os projetos do tipo "faça você mesmo" são os melhores.

Dica 5: Reduzir os gastos de energia

A quantidade de dinheiro que você gasta mensalmente nos gastos de energia pode parecer uma quantia fixa, mas muitas empresas de serviços públicos locais oferecem auditorias gratuitas de energia das residências de seus clientes. Eles podem mostrar-lhe como maximizar a eficiência energética da sua casa. Uma casa eficiente em energia economizará seu dinheiro agora, o que pode ser aplicado a outras atualizações, e é um ativo mais valioso e comercializável no longo prazo.