Se você tem planos de viajar à Dinamarca, é importante se informar sobre os requisitos para entrar no país. Isso vem mudando com frequência desde que autoridades de várias nações adotaram restrições em relação a viajantes estrangeiros para controle da pandemia de Covid-19 — em muitos casos, impedindo a entrada de pessoas provenientes do Brasil.

Agora, grande parte dessas medidas vem sendo relaxadas para fomentar a retomada do turismo internacional. Mas vale lembrar que ainda há exigências em vigor e um novo tipo de documento está prestes a se tornar obrigatório para a entrada de cidadãos brasileiros na Europa: o ETIAS.

Para ajudar no planejamento de sua viagem, este artigo reúne as principais informações sobre a documentação que você deve providenciar antes da partida rumo às terras dinamarquesas — e outros países europeus, caso o seu roteiro seja mais abrangente. 

 

Brasileiros precisam de visto para Dinamarca?

O Brasil possui acordos que garantem a isenção de vistos nas viagens que não se enquadram na categoria de imigração para diversos países europeus, incluindo o Reino da Dinamarca. Por isso, não é preciso tirar um visto para Dinamarca nas visitas que atendam às seguintes condições:

  • Viagens com finalidade de turismo, negócios ou trânsito (por exemplo, para escalas entre voos ou trajetos de trem ou barco)

  • Estadas por no máximo 90 dias a cada 180 dias (ou seja, cerca de 3 meses após a entrada no território do Espaço Schengen, do qual a Dinamarca faz parte, é necessário aguardar cerca de 6 meses para regressar ao território para uma nova temporada)

É importante destacar que as condições de isenção de visto para a Dinamarca terão que ser validadas pelo ETIAS assim que esse sistema estiver em plena operação, o que está previsto para ocorrer até o final deste ano de 2022. A partir de então, vai ser obrigatório apresentar a autorização de viagem ETIAS para entrar em 26 países da Europa (incluindo a Dinamarca).

Já para ficar por mais tempo na Dinamarca, trabalhar ou estudar no país, é necessário obter um visto dinamarquês correspondente a cada caso. 

 

O que você precisa saber sobre o ETIAS para a Dinamarca

Cidadãos do Brasil e de outras nações de fora da Europa que possuem acordos de isenção de vistos, conforme detalhado acima, vão precisar do ETIAS para visitar a Dinamarca e outros 26 países europeus. O Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagens (ETIAS) deve entrar em vigor ainda em 2022 e, a partir de então, vai ser obrigatório obter uma autorização de viagem para visitar vários países europeus.

Essa medida tem por objetivo aumentar a segurança nas viagens pelos 26 países do Espaço Schengen europeu, que adotam uma política de liberação de fronteiras internas. Após entrar nesse território, é possível viajar entre vários países sem passar por um controle rígido de passaportes — daí a importância de medidas como o ETIAS para proteção de viajantes e residentes contra ameaças de terrorismo, imigração ilegal ou novas crises de saúde.

Apesar de representar um grande impulso em termos de segurança internacional, será bastante simples tirar o ETIAS antes de viajar à Dinamarca. O processo vai ser todo online e a autorização concedida fica conectada ao chip do passaporte, dispensando a necessidade de levar esse documento impresso. Além disso, o ETIAS vai ser válido para múltiplas viagens no prazo de 3 anos após a data de emissão (ou até a expiração do passaporte, caso ocorra antes).

 

Como tirar o ETIAS

Quem é cidadão brasileiro deve fazer o seguinte para tirar o ETIAS antes de viajar à Dinamarca (ou a qualquer um dos países europeus do Espaço Schengen):

  1. Preencher o formulário online do ETIAS: basta fornecer algumas informações pessoais, incluindo contatos e dados do passaporte e responder um breve questionário sobre a viagem.

  2. Fazer o pagamento da taxa online com um cartão de crédito ou débito válido para esse tipo de transação

  3. Aguardar a resposta por e-mail, geralmente enviada em até 3 dias

 

O sistema faz o cruzamento dessas informações junto às bases de dados de segurança e emite a aprovação, já anexando a autorização de viagem ao passaporte da pessoa. 

Os casos de recusa da isenção de visto através do ETIAS devem ser raros, mas podem ocorrer por conta de erros no preenchimento do formulário ou se a pessoa tiver antecedentes de infrações à legislação europeia.

 

Documentos importantes para quem vai viajar à Dinamarca

Sejam quais forem os seus motivos para viajar à Dinamarca, estes são documentos importantes para a viagem:

  • Passaporte - válido por, pelo menos, 6 meses após a data prevista de retorno ao Brasil

  • Visto ou ETIAS – nos casos de isenção de visto, o ETIAS passa a ser exigido a partir do final de 2022 

  • Certificado de vacinação completa contra o coronavírus, sendo que viajantes não-vacinados podem ter que fazer quarentena

  • Seguro-viagem - opcional, mas recomendável por conta de cobertura de saúde

  • Comprovantes - como medida de precaução, ao entrar em qualquer país Europeu é bom ter consigo a passagem de retorno ao Brasil, reservas de acomodação e provas de fundos suficientes para custeio da viagem

Atualmente, qualquer pessoa proveniente do exterior deve ser testada para Covid-19 até 24 horas após a entrada na Dinamarca. Ainda assim, é bom checar esses requisitos novamente algumas semanas antes de viajar à Dinamarca.