DS160 é nome do formulário onde os solicitantes enviam suas informações através do site https://ceac.state.gov/genniv/ para tirar um visto americano, veja as dicas importantes antes de iniciar o preenchimento.

Antes, vou introduzir um pouco mais sobre mim e porque decidi fazer este artigo.

Trabalhei mais de quatro anos para uma empresa de turismo de São Paulo que prestava serviço para CVC onde eu fazia de tudo, inclusive preencher este formulário necessário para solicitação de visto para os EUA chamado de ds-160.

Estou compartilhando aqui as cinco  duvidas mais comuns que surgem quando uma pessoa começa a preencher o DS160.

1° Preciso estar com as passagens ou hotel já reservado para solicitar o visto?

Não, pois o consulado mesmo pede os solicitantes que primeiro estejam com seus vistos em mãos antes de preparar a viagem.

2° No meu passaporte estou utilizando nome de solteiro(a),  mas agora estou casado(a), qual nome devo usar?

Você deverá usar conforme esta no seu passaporte, porém no formulário você deve informar que seu estado civil é casado (a).

3° Não sei onde vou ficar nos EUA, qual endereço devo colocar no formulário ds160?

Se você ainda não sabe para qual cidade esta indo, você pode colocar um endereço de algum hotel da cidade para onde esta indo e também poderá usar o mesmo como referência.

4° Qual documento necessário para conseguir o visto.

Muitas pessoas levam todos os documentos pessoais e na maioria dos casos eles não solicitam nenhum. O que você deve levar são os documentos necessários para aplicar o visto. (Passaporte, confirmação ds160 e agendamento).

Na entrevista eles podem solicitar um documento que prove sua renda e situação no Brasil que pode ser o Imposto de renda ou extrato bancário, porém apenas em alguns casos que eles pedem. Se você não declara IR não significa que não conseguirá o visto. Hoje em dia com índice de aprovação alta o que ajuda mesmo a ter o visto aprovado é se sair bem durante a entrevista.

5° Qual valor da minha renda devo inserir no ds160?

No campo de informações sobre o emprego atual você deverá colocar sua renda bruta mensal. Ou seja, se você trabalha como advogado (a) e ganha três mil reais mensais. Mas  que ganha alguma coisa por fora. Você inserir o valor total e em baixo onde esta escrito "Describe your Duties"

Quem quiser o tutorial que explica o preenchimento completo do formulário, visite um outro artigo que eu mesma criei que fala sobre Como Preencher DS160 Passo a Passo

Espero ter ajudado,

Boa sorte na sua solicitação!