No trabalho há muitas pessoas que se enrolam com as atividades a serem compridas porque não sabem como administrar o tempo de maneira adequada, isto faz com que o serviço se acumule e vire uma bola de neve. Esta situação é prejudicial à empresa e ao empregado, uma vez que gera improdutividade.

Porém, para mudar de vez esta situação basta seguir algumas dicas que ajudam a administrar melhor o tempo no seu trabalho, esta é uma questão fundamental para quem deseja ser mais produtivo. É possível se organizar de várias formas, passando a cumprir todas as tarefas dentro da data estipulada.

Chegue no Horário 

Para melhor administrar o tempo no trabalho é necessário chegar no horário. Faça um estudo e se planeje para evitar problemas com questões como o tempo que leva no trânsito ou trajeto até o trabalho. Também, pode-se avaliar as hipóteses de utilizar caminhos ‘’desafogados’’, que permitem se deslocar de forma mais celere. 

Faça uma Lista com as Atividades

A melhor forma de se organizar no trabalho é fazer uma lista com todas as atividades que precisam ser feitas a cada dia, semana e mês. Todas as tarefas devem ser colocadas na agenda, aliás, esta é uma excelente ferramenta para manter a organização no dia a dia. Porém, não basta apenas ter uma agenda, é necessário criar o hábito de consultá-la diariamente.

Faça Apenas as Coisas Ligadas ao Trabalho 

Normalmente, quando o funcionário chega ao trabalho, uma das primeiras coisas a se fazer é abrir o email e verificar quais são as mensagens recebidas. Neste caso, abra apenas os emails relacionados ao trabalho, aqueles que são de cunho pessoal podem ser abertos em outro momento. Na sequência, separe as mensagens em pastas diferentes, juntando-as por assunto, o que ajuda a não confundir na hora que for necessário acessar o conteúdo.

Faça as Ligações na Parte da Manhã

Quem precisa contatar pessoas e ligar deve optar por fazer as ligações na parte da manhã, período em que as pessoas estão chegando a seus trabalhos, tornando mais fácil ser atendido. Portanto, coloque em uma lista os números dos contatos e os assuntos a serem resolvidos. Preferencialmente ligue para todos antes do horário do almoço.

Comece Fazendo o Que é mais Complexo 

Sempre há uma tarefa mais difícil para se fazer e que demanda mais tempo para ser cumprida. Comece o seu expediente fazendo as tarefas mais complexas e demoradas. Neste momento o corpo e o cérebro estão mais descansados, fazendo com que a tarefa seja concluída mais rápida e “flua” melhor. 

Almoçou? Descansou? Reorganize-se!

Depois do almoço, o funcionário deve se reorganizar novamente. Pegue a lista e risque aquelas tarefas que já foram concluídas e enumere aquelas que necessitam ser cumpridas nas próximas horas. Quando sobrar um tempo, não o desperdice , aproveite para adiantar os demais compromissos.

Evite Perder Tempo Navegando na Internet

Uma das maiores vilãs de quem desperdiça o tempo no trabalho é a internet, mais especificamente as redes sociais. Portanto, se você trabalha em áreas que envolvam estes canais de comunicação, evite acessar as suas contas durante o expediente, ou pelo menos, quando existem tarefas que exigem maior dedicação para serem resolvidas.

Esqueça a sua Vida Pessoal

Desligue-se dos seus compromissos pessoais, evite conversas por SMS, telefone ou redes sociais com os amigos e familiares. Tente usar o tempo no trabalho para realizar as atividades do trabalho.

Porém, para se organizar no trabalho não é preciso chegar à exaustão. Não almoce em frente ao computador, use a hora do almoço para se alimentar adequadamente e arejar a cabeça, pois isto também serve para renovar a criatividade.

Termine Seu Dia Pensando no Posterior

Antes de concluir o horário do trabalho, o ideal é fazer um rascunho com as atividades que devem ser realizadas no dia seguinte, o que ajuda a ficar à frente dos compromissos e evitar o acúmulo de serviços e esquecimentos.

Tem outras ideias que funcionaram com você? Conte-nos pelos comentários.

Por Matheus.
Colaborador do portal Novo Negócio (<ahref="http://www.novonegocio.com.br">Link</a>), portal com várias ideias de negócios (<a href="http://www.novonegocio.com.br/ideias-de-negocios/">Link</a>) desde loja de roupas <a href="http://www.novonegocio.com.br/ideias-de-negocios/como-montar-uma-loja-de-roupas/">Link</a> até negócios inovadores.