FACULDADE NOSSA CIDADE

 

ADMINISTRAÇÃO - BACHARELADO

Souza, José Nunes

DESAFIO DO EMPREENDEDORISMO

 

O termo “empreendedorismo” (derivado da palavra francesa entrepreneur), foi usado pela primeira vez em 1725, pelo economista Richard Cantillon, que dizia ser um indivíduo que assume riscos. Em 1814, o economista francês Jean-Baptiste Say (1767-1832) usou a palavra para identificar o indivíduo que transfere recursos econômicos de um setor de produtividade baixa para um setor de produtividade mais elevado. Em 1871, Carl Menger, economista austríaco, definiu o empreendedor como “aquele que antecipa necessidades futuras”.

Em 1949, o economista austríaco Ludwig Van Mises afirmava que o “empreendedor é o tomador de decisões”. Para Schumpeter (1950), um empreendedor é uma pessoa que deseja e é capaz de converter uma nova ideia ou invenção em uma inovação bem-sucedida e sua principal tarefa é a “destruição criativa”, a qual se dá por intermédio da mudança, ou seja, com a introdução de novos produtos ou serviços em substituição aos que eram utilizados.

Na verdade, o empreendedor consegue fazer as coisas acontecerem por ser dotado de sensibilidade para os negócios, tino financeiro e capacidade de identificar e aproveitar oportunidades, nem sempre claras e definidas. Com esse arsenal, transforma ideias em realidade, para benefício próprio e para benefício da comunidade. Uma empresa é o conjunto de pessoas que trabalham juntas no sentido de alcançar certos objetivos, por meio da gestão de recursos humanos, materiais e financeiros, tendo em vista o mercado.

Toda empresa existe para produzir algo e prestar serviço à sociedade. Na realidade, as empresas são organizações destinadas à produção de alguma coisa. Existem vários tipos de empresa, de acordo com seu ramo de atividade. Elas podem ser produtoras de bens ou prestadoras de serviços.

Se a decisão tomada for abrir um negócio ou ampliar seu negócio atual, saiba inicialmente com quem você poderá contar e com quem enfrentará os futuros desafios. O empreendedor pode fazer sozinho o seu trabalho, como também contar com aliados: os sócios do negócio. Existem várias alternativas jurídicas para abrir uma sociedade, segundo a legislação sobre o assunto modificada pelo novo Código Civil. Sugerimos enfaticamente consultar o SEBRAE para ajudá-lo a definir a forma jurídica mais adequada para o seu empreendimento.

Após a definição de qual será o negócio, visualizado o mercado que vai ser abordado, estabelecida a forma jurídica da empresa e a associação com outras pessoas como sócios, se isso for necessário e, finalmente, aberta a empresa, resta dar os primeiros passos para que o negócio comece a funcionar. É a hora da largada. Para dar partida ao negócio, é necessário preparar a equipe com a qual você deverá trabalhar, além de preparar a produção, as vendas e as finanças. Esses são, efetivamente, os primeiros passos do novo negócio. E isso exige planejamento.

Para iniciar o negócio, você precisa ter o pessoal devidamente preparado contratado, integrado e treinado para desenvolver as diversas tarefas e atividades da empresa: quem e quais as pessoas vão colaborar no começo do empreendimento. Enquanto você analisa os dados sobre seu projeto com possíveis sócios, familiares ou amigos, é importante que a equipe com quem vá trabalhar também conheça todos os detalhes do negócio.

Para ser bem-sucedido, o empreendedor precisa planejar o seu negócio. Improvisar jamais. Saltar no escuro não é exatamente uma boa pedida. Planejar significa estudar antecipadamente a ação que será realizada ou colocada em prática e, quais os objetivos que se pretende alcançar. O planejamento produz um resultado imediato: todos os planos têm um propósito comum.

Todo negócio tem uma missão para cumprir. Deve ter uma visão do futuro que o norteie. Deve definir os valores que pretende consagrar. Tudo isso precisa ser muito claro para que todos os parceiros saibam exatamente o que fazer, como, quando e onde. Conceitos como missão, visão, valores e objetivos globais são fundamentais para nortear os rumos do negócio.

Não basta ter equipe e saber gerenciar a produção e o marketing. Para funcionar, as empresas precisam de dinheiro. O simples fato de uma empresa precisar de um imóvel para instalar-se, máquinas e equipamentos para produzir, pessoas para trabalhar, matérias-primas para processar, revela, na verdade, a necessidade de recursos financeiros que permitam alugar ou comprar o imóvel, adquirir as máquinas e equipamentos, pagar os salários do pessoal, comprar as matérias-primas, recolher os impostos etc. Nenhuma empresa pode ser aberta sem um mínimo de capital inicial, nem pode funcionar sem algum capital de giro.

Alegria que a inovação é a função específica do empreendedorismo, seja em um negócio já existente, em uma instituição pública de serviços, ou em um novo empreendimento iniciado por um único indivíduo na cozinha da família (CHIAVENATO, 2012, p. 289).

Inovação é a maneira pela qual o empreendedor cria novos meios de produzir riqueza ou utiliza recursos existentes com um maior potencial para criar riqueza, é desenvolver melhor o seu negócio (CHIAVENATO, 2012, p. 289).

Montar o negócio é uma das etapas mais difíceis e se você já passou por esta fase pode se considerar um vitorioso. Primeiro porque o capital investido nem sempre é tão fácil de conseguir e já começar com dinheiro em caixa é realizar uma grande caminhada. Depois de tudo pronto, vem á parte mais importante para que o lucro entre na conta bancária.

Segundo a pesquisa LIDE Futuro, da FGV-EAESP, em 2024, 80% dos jovens brasileiros esperam estar à frente de seu próprio empreendimento. E eles já sabem em que terreno irar pisar: 26% elencam como principal dificuldade o ambiente desfavorável à criação de um negócio e 22% acreditam como obstáculo a falta de capital para investimentos.

Pesquisa GEM realizada em 2013 mostrou que existem 40 milhões de brasileiros envolvidos na atividade empreendedora, sendo que 38% têm entre 18 e 34 anos. E que 71% destes iniciaram o próprio negócio baseado em uma oportunidade. Há 10 anos, tínhamos quase 75% dos empreendimentos abertos por necessidade.

As mulheres são maioria na direção das empresas mais jovens. Segundo a pesquisa global, 52% dos novos negócios no país, são comandados por mulheres. O nordeste é a única região brasileira em que o sexo feminino ainda não é maioria: lá os homens estão à frente com 51% das novas empresas, e as mulheres com 49%.

Divulgar um novo negócio é uma etapa crucial para ter sucesso no empreendimento. Afinal, os clientes irão entrar na loja ou contratar o serviço da empresa apenas se souber que ela existe. Por isso a etapa ‘divulgação’ deve constar no seu plano de negócios, colocando valores para isso no capital inicial do empreendimento.

Para grandes ou pequenas empresas, panfletagem sempre dá certo. É barato, fácil de distribuir e acima de tudo é informativo. O segredo é apenas saber como fazer. Panfleto é um material de divulgação em papel em que constam informações básicas sobre o empreendimento com o nome, tipo de serviço e dados para contato, como endereço, telefone e e-mail.

Pequenas e grandes marcas aderem ao panfleto porque é uma das formas mais baratas de chegar até o cliente. Como é uma mídia manual, em que as pessoas podem guardar na bolsa ou bolso, o panfleto permite que se chegue a locais que nem foram pontos de divulgação como bairros e até outras cidades por meio de amigos e parentes. (verifique a legislação na prefeitura da sua cidade).

Site hoje é crucial a empresa possuir, seja ela de pequeno, médio e grande porte. Ele serve tanto para divulgar os produtos como informar que a empresa existe. O tamanho e porte do site variam conforme o porte da empresa. Quanto maior a empresa, melhor deve ser o site.

Está é uma forma melhor de mostrar que sua empresa está aberta, por você mesmo, tendo em mãos um cartão de visita. Em festas e eventos, jamais se esqueça de ter ao menos 10 no bolso, pois no meio da conversa pode surgir um assunto relacionado a seu novo negócio, e ai surge uma oportunidade de entrega do pedacinho de papel que pode lhe render mais 10 clientes.

 

BIBLIOGRAFIA

Chiavenato, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor.- 4. Ed.- Barueri, SP: Manole, 2012.

Jornal de negócios, SEBRAE, SP - Ano 20 – nº 241, São Paulo, abril, 2014.

Gonçalves, Vinicius. Cinco maneiras de divulgar seu negócio. Novo negócio. Disponível em: < http://www.novonegocio.com.br/marketing/cinco-maneiras-de-divulgar-seu-negocio/ > Acesso em: 06 de abril, 2014.