Os programas de fidelidade já estão consolidados no nosso país e com isso cresce a cada dia o número de clientes que procuram se filiar a eles.

Um bom programa de fidelidade traz muitas vantagens tanto para os clientes quanto para as empresas.

Um programa de fidelidade é um programa de relacionamento entre clientes e empresas. Exatamente por seu um relacionamento entre cliente e empresas é que cada programa de fidelidade possui um perfil e características diferenciadas. A característica e o perfil dependem do tipo de produto e/ou serviço que a empresa ofereça e o tipo de clientes que possuem.

Com isso podemos dizer que não existe fórmula para se criar e se manter um bom programa de fidelidade. Os especialistas colocam que a empresa deve pensar no cliente e assim certamente terá êxito.

Porque pensar no cliente? Porque toda relação deve haver uma troca. E num programa de fidelidade o cliente ao se filiar já faz a parte dele da relação funcionar. A empresa então precisa oferecer ao cliente vantagens como retribuição a confiança do cliente.

Os muitos clientes que já se filiaram a algum tipo de programa de fidelidade têm muitas opiniões positivas e negativas, mas ao final das conclusões dizem que vale a pena se filiar.

As opiniões negativas em sua maioria tem relação com os programas de fidelidade que não pensam nos clientes e oferecem promoções, brindes que nada tem a ver com eles ou com a própria empresa. Aliás, esse é o principal problema desse tipo de programa.

As opiniões positivas salientam sobre os muitos benefícios que comprar e se relacionar com uma empresa que pensa no cliente pode oferecer.

Portanto a dica dos especialistas para as empresas é pensar nos clientes e para os clientes buscar se filiar num programa que pense neles.