Milhares de pessoas no Brasil dependem da cotação do dólar em seu cotidiano.

Uns prefeririam uma cotação da moeda estrangeira mais baixa, são os importadores, as casas de câmbio (pois o dólar baixo estimula a compra no varejo), os pais com filhos em intercâmbio, sem falar naqueles que apenas buscam realizar uma viagem ao exterior.

Outros prefeririam uma cotação do dólar em um ponto mais alto: são os exportadores, os parentes de imigrantes que recebem valores mensais enviados pelo familiar, etc.

Porém, a instabilidade na taxa de câmbio é um fato que não beneficia ninguém, a não ser os especuladores. Com exceção desses, todos os demais almejam uma estabilidade, alguma previsibilidade para poderem realizar suas transações comerciais ou seu planejamento familiar.

dólar

O sobe/desce da cotação do dólar 

Com a indefinição política vivida pelo Brasil desde meados de 2014, vigente ao menos até o início de 2016, a cotação do dólar oscilou bruscamente para cima e, ao longo dos meses, ainda possui oscilações superiores a 10%, dependendo do noticiário e das expectativas que o mercado elabora com relação a prognósticos totalmente políticos.

O fato é que a expectativa da alteração de governo influencia previsões futuras de gastos públicos, superavit primário e até mesmo de receitas públicas para o orçamento da União.

Fatores econômicos em segundo plano

Porém, em momentos de instabilidade política, esses fatores mencionados ficam somente no segundo plano da definição da cotação do dólar.

E quem depende da cotação do dólar?

Se você precisará de comprar dólar nos próximos meses, por uma necessidade inadiável (não por um mero capricho), a indicação dos especialistas é não apostar em um movimento do câmbio para um lado ou para outro.

Dicas

Assim, divida a quantidade de dólares que você precisará comprar pelo número de meses que restam até o cumprimento da obrigação ou até a viagem que planeja realizar e compre dólar mensalmente nessa quantia que encontrar nos cálculos.

Se você pretende, especificamente, realizar uma viagem internacional, divida metade de seus gastos no cartão de crédito (para pagar após o retorno) e adquira metade previamente, por meio de cartão VTM ou em espécie.

Como acompanhar a cotação do dólar hoje?

Se você precisa saber a cotação do dólar a cada dia, use um dos vários serviços dessa natureza gratuitos na internet. Vários desses sites apresentam:

  • A cotação dólar hoje (no dia em que você consultar, claro!);
  • Conversor de moedas para você estirmar exatamente a quantia que deverá desembolsar;
  • Gráfico histórico das últimas cotações, para você acompanhar o movimento recente da taxa de câmbio.