CONTRIBUIÇÕES DAS DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO PARA A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Trabalho feito por:

Aline Pereira

Amanda Tamborini

Ana Caroline Alves

Kerllen Carvalho

Lorena Rodrigues

Mayara Matos

1 - INTRODUÇÃO 

O presente trabalho tem por objetivo apresentar a contribuição da Contabilidade para as diversas áreas evidenciando as principais características e habilidades que um profissional contábil deve ter para obter êxito em sua profissão. Utilizando como metodologia pesquisas bibliográficas, entrevistas com profissionais da área, artigos científicos, estudos didáticos obtidos em sala através do professor.

Procuramos conceituar seguro e analisamos como é importante uma empresa ter um seguro para o ativo imobilizado.

Abordando a análise da Demonstração do Valor Adicionado - DVA da empresa Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A., tendo como ênfase identificar o quanto a geração da riqueza agregada contribuiu aos demais setores relacionados à sua criação. Esta abordagem mostrará a relação existente entre a DVA e o Produto Interno Bruto – PIB, que além de ser um indicador econômico tal como os índices, retratam a riqueza gerada pelo país, porém, com enfoque macroeconômico.

Em uma abordagem gerencial, falaremos da ligação do marketing com a contabilidade e qual a sua importância diante disso. Mostrando quais influências as empresas de contabilidade recebem do marketing que fazem com que a mesma consiga captar mais clientes, fazendo um serviço de alta qualidade e sempre com o intuito de obter resultados positivos.

No Direito Tributário esclareceremos e conceituaremos o tributo, espécies e seus elementos. Mostrando os limites do poder de tributar, os princípios e a definição do planejamento tributário. Trabalhando os aspectos sobre a elisão e evasão fiscal, através do ponto de vista de contadores sobre a realidade brasileira da profissão.

Abordaremos a aplicabilidade do sistema de informação contábil em uma organização. Apontamos toda sua influência nesse ambiente altamente competitivo que vivemos e como um profissional contábil tem grandes chances ao desenvolver um conhecimento e domínio da tecnologia. Demonstraremos a interrelação do sistema com a contabilidade, o direito tributário e a teoria da contabilidade. Por fim buscaremos demonstrar de maneira sucinta o sistema da empresa Eletropaulo de modo a interagir com os conceitos demonstrados no decorrer do texto.

O setor público está diretamente relacionado com os tributos pagos pelas empresas privadas. Como formas de comprovação serão analisados valores da receita tributária do estado de São Paulo, e a DVA da empresa Eletropaulo, empresa esta, que será analisada durante o trabalho.