Inicia-se o artigo descrevendo as características, habilidades, perfil pessoal, áreas de conhecimento específico, áreas de especialização e áreas de atuação do profissional contábil., o contador como bom conhecedor da legislação tributária brasileira e suas definições, assim como deve ser um bom planejamento tributário para uma sociedade empresária.

            Para melhor compreensão da parte teórica foi feito um estudo da Demonstração do Valor Adicionado (DVA) e da Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) da entidade empresarial ArcelorMittal do Brasil S.A., empresa que também será objeto de estudo em todo trabalho apresentado, onde foi avaliado a distribuição do valor adicionado pela empresa na sociedade e a demonstração do fluxo de caixa. Identificando também se a entidade empresarial tem um bom planejamento tributário. Será comparado as despesas tributárias e os incentivos fiscais obtidos pela ArcelorMittal do Brasil S.A., demonstrados na DVA com a receita tributária, transferências governamentais e a renúncia fiscal contidas no Orçamento e na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) do estado de Minas Gerais no ano de 2010.

            Feito um estudo de campo com um profissional contábil, que descreveu a importância de um bom sistema de informação contábil para uma sociedade empresária, descrevendo também quais sistemas e módulos utilizados pela organização estudada. Por fim, foi feito um estudo da importância de sociedade empresária ter seguro de seus bens imobilizados.