O presente artigo trata-se de um inter-relacionamento entre disciplinas do 6º período do curso de Ciências Contábeis que tem como tema “Contribuições das diversas áreas do conhecimento para a formação e atuação do profissional de ciências contábeis”. Estas informações foram baseadas através de pesquisas em livros, Internet e orientações dadas pelos professores.

O setor público vem passando por uma reforma contábil com base nas Normas Internacionais de Contabilidade do Setor Público, integrando aos órgãos e entidades o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público e adotando o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público para um melhor entendimento por parte dos usuários da informação.

As áreas do conhecimento para o controle orçamentário dentro das organizações empresariais têm como principal objetivo ser ferramenta de planejamento das ações, contribuindo para o processo de orçamento na implantação e orientação de técnicas e fórmulas e na identificação de possíveis situações que possam comprometer ou limitar o desenvolvimento das atividades.

No presente trabalho demonstraremos as principais declarações e demonstrativos contábeis, bem como as disciplinas relacionadas ao preenchimento correto destas, Análise de Custos, Auditoria e Ética. Através da disciplina de Sistemas Contábeis II, adquirimos prática para vida profissional na emissão de tais declarações e demonstrativos. 

A abordagem do tema fez-se de suma importância para o estudante ter a oportunidade de associar a teoria oferecida pela graduação ao resultado de uma entidade com grande relevância no mercado.