Alveni Giehl[1]

Kelli Dreschler[2]

Zenaide Kohls[3]

Mauro Lorençatto[4]

FEMA[5]

RESUMO           

            A sociedade vive a cada momento uma nova realidade: a questão da Contabilidade Ambiental, a qual causa várias discussões. É dela que algumas organizações buscam manter seus processos e impactos ambientais sobre controle, assim podendo evidenciar e mensurar todos os impactos ambientais através dos registros contábeis. Além de tudo é importante que as organizações venham interagir e perceber que este não é apenas um problema de alguns, mas de todo o planeta, o qual vem, aos poucos, tomando atitudes positivas para melhor organizar seus ativos e passivos durante todo o processo da empresa, para que contudo possamos minimizar a degradação do meio ambiente. A Contabilidade deve atuar no inter-relacionamento das empresas e do meio ambiente, demonstrando como o patrimônio destas é afetado em conseqüência das obrigações ambientais. O presente artigo tem como objetivo fazer um estudo sobre o que é, e qual a importância da Contabilidade Ambiental para as empresas e sociedade, a qual envolve os próprios autores deste artigo. 

Palavras-chave: Contabilidade Ambiental - Ativo Ambiental - Passivo. 

INTRODUÇÃO 

O homem utiliza os recursos provenientes do meio ambiente desde o início de sua existência de forma contínua e indiscriminada. Estas ações vêm aumentando cada vez mais, principalmente por causa do aumento da população e das necessidades de consumo. Com isso, as indústrias cresceram de forma considerável em número, área de atuação e variedade de produtos. No entanto, apesar deste desenvolvimento a preocupação com o meio ambiente pouco se fez presente durante muitos anos, tendo como conseqüência problemas ambientais de grande gravidade. Segundo Zanluca (2009, p. 01) “há uma consciência quase que universal que os recursos naturais são limitados, e não podem mais ser desperdiçados, sob pena de comprometimento do equilíbrio ecológico de nosso planeta”.

No decorrer dos anos, o homem não se preocupou com os recursos naturais e simplesmente passou a explorar tudo o que a natureza podia oferecer, sem a mínima responsabilidade e consciência. A ganância de querer tudo que a natureza tinha e enriquecer-se a qualquer custo fizeram com que grande parte da sociedade passasse a usar estas riquezas como fontes inesgotáveis, por sua vez a natureza começou a dar sinais de esgotamento de algumas fontes de riquezas e a extinção de varias espécies de seres vivos.

Sendo assim, novas tecnologias estão sendo criadas para diminuir a agressão ao planeta. Isso está acontecendo através da continua pressão exercida pela sociedade. Estes fatos começaram a ganhar espaço nos jornais, telejornais e documentários do mundo inteiro, devido à pressão da sociedade para que os empreendedores exerçam suas atividades de forma consciente em relação ao meio ambiente, tendo em vista a necessidade da responsabilidade sócio-ambiental e com o objetivo de continuar o crescimento industrial.  Preservar o meio ambiente é um desafio a todos os cidadãos, em especial, aos empreendedores.