Nos dias de hoje temos centenas de bons exemplos de concorrência predatória, mas afinal, o que é a concorrência predatória?

 concorrencia

É simplesmente a prática de vender a um preço baixíssimo, às vezes até abaixo do preço de custo para forçar o seu concorrente baixar seus preços para tentar a quebra da concorrência.

Também existem diversas ações que caracterizam a concorrência predatória, como, monopolizar mercado, comprar empresas apenas para tirá-las do mercado, vender produtos com produtos de péssima qualidade para ter um preço de custo bem inferior e oferecer o produto como de boa qualidade entre outras.

Uma empresa que não tem uma boa precificação de seus produtos pode praticar concorrência predatória de forma involuntária e assim está prejudicando sua empresa e outras empresas por estar com um preço ruim com medo de não vender, isso faz com que todo o meio ambiente do segmento seja influenciado pelo seu mau preço e não permite a evolução do setor.

Para saber mais sobre precificação consulte meu grande Amigo Henrique Croisfelts da Multiverso Empreendedor no post Como Precificar.

Será que você está sendo um predador involuntário?

Será que sua empresa não cresceria ainda mais se tivesse com melhor precificação?

Será que você tem concorrentes praticando Predatorismo?

Analise sua empresa, faça pesquisa de mercado, cliente oculto, consulte um profissional mas não seja adepto dessa prática ABOMINÁVEL que só traz prejuízo a todos os empreendedores que buscam crescimento sadio INCLUSIVE VOCÊ!!!

Para mais detalhes veja o documento Lei nº 8.884/1994 que rege as leis de concorrência.

Cris Bazan

Empreendedor e Blogueiro

Conheça um pouco mais em: www.crisbazan.com.br