RESENHA: CONCEITO ESPAÇO E TEMPO

 

Por: Prof. Francisco Carlos

 

INTRODUÇÃO

 

Nossa base de pesquisa é o livro Geografia e Filosofia: Contribuição para o ensino do pensamento geográfico de Eliseu Savério Sposito nos capítulos 3 e 4, que tratam as questões dos temas e conceitos que foram desenvolvidos pelos pensadores da área de Geografia, mas que também houve uma mescla com outras áreas o que possibilitou um crescimento dos conceitos.

Pela discussão que observamos, nossa sistematização segue a direção de mostrar os conceitos e temas, discuti-los dentro de criação e bases para podermos entender qual a utilização na sociedade como um todo.

Conceitos e Temas

O conceito de espaço precisa ser considerado em bloco com o tempo, pois em sua sistematização, tem proximidade com a física, que contribuiu de forma significativa para o seu avanço e desenvolvimento. Então, podemos arrazoar que este conceito, muito embora só apareça no século XX, ultrapassa as fronteiras da Geografia. Já o conceito de região é mais pragmático, pois vem sendo desenvolvido através dos tempos e tem em sua sistematização dentro de alguns conceitos clássicos da filosofia. Agora, o conceito de região assim como o espaço e tempo data do século XX, ou seja, a sistematização deste ponto, também é recente, embora seja um elemento que segundo Sposito (2004, p. 119) “condiciona as relações de produção”.

Em síntese, as sistematizações destes conceitos guardam entre si, a preocupação dos pesquisadores em esgotar possibilidades, estabelecer um método de pesquisa, preocupando-se em buscar informações sobre os mais diversos enfoques. Temos na seqüência deste sistema de idéias, os temas que são a evolução do problema a um nível digamos das ciências sociais, pois envolvem sistemas e ideários problematizados dentro dos pensamentos da sociedade. E são três esses temas: “Modernidade, Globalização e Associação dos Geógrafos Brasileiros”. Pelo fato de serem temas, segundo Sposito (2004, p.169) “podem ser considerados, inclusive, como conceitos em formação, e por essa razão vão merecer, durante algum tempo, a atenção de muitos pesquisadores”. Dado o envolvimento das ciências sociais, estes temas foram analisados e discutidos num campo fora da Geografia também, este fato contribuiu de forma significativa para a consolidação. Já o tema que falta esta dentro do histórico da Associação dos Geógrafos Brasileiros, como uma entidade que congrega vários pensadores, é necessário que exista um enfoque baseado na diversidade de pensamentos.

CONCLUSÃO

Pelo que pudemos entender, todo o sistema idéias, dos temas e conceitos guardam entre si uma relação e proximidade, que da o subsidio necessário para a discussão e composição de sentidos latos. Agora, este movimento segue no sentido da abertura de uma discussão mais ampla, que não esta e não deve ficar restrita as questões geográficas num sentido restrito, mas sim buscar agregar informações de áreas afins, para consolidar o projeto de discussão geográfica.

BIBLIOGRAFIA

SPOSITO, Eliseu Savério

Geografia e filosofia: contribuição para o ensino do pensamento geográfico / Eliseu Savério Sposito. – São Paulo: Editora UNESP, 2004.