Faculdade Nossa Cidade

Gestão de Recursos Humanos - Consultoria em Recursos Humanos

Professora orientadora: Esther Cosso

Comunicação e o relacionamento interpessoal

Aluna: Neila Mecias da Silva

Saber se comunicar com as demais pessoas, ter um bom relacionamento interpessoal ou intrapessoal, é um fator essencial e definitivo na vida dos indivíduos.Ter a capacidade de se relacionar consigo mesmo, controlando os conflitos internos, manter um bom convívio com os colegas de trabalho, amigos e com clientes, são características de uma boa comunicação.

O relacionamento interpessoal é de extrema importância dentro de uma organização, onde as pessoas têm necessidade de serem aceitos em um grupo, de manter bom convívio nesse grupo

De acordo com COSTA (2002, pag. 21), “as relações interpessoais é um dos elementos que contribuem para a formação do relacionamento real na organização”.

Sendo assim, manter um bom relacionamento interpessoal, auxilia para um bom convívio dentro de uma organização, porem não é tão fácil manter esse relacionamento com todos, pois as pessoas não são iguais, elas têm valores, crenças e necessidades diferentes.

Dentre as tantas inteligências emocionais que uma pessoa possui, a relação interpessoal é uma de grande destaque, pois é a forma como o indivíduo lida com o seu meio social, seja na família, na escola ou no trabalho.

De acordo com Brunetta (2008, p. 45), “a comunicação ocorre entre as pessoas e é caracterizada pelo envio e recebimento de símbolos e dados agregados com significados”.

Para se ter um bom relacionamento interpessoal, o individuo deve se submeter técnicas que afastem qualquer bloqueio desse aprimoramento.

Referencias Bibliográficas

COSTA, Eliane P, Técnicas de Dinâmica facilitando o trabalho com grupos, ed. WAK, Rio de Janeiro, 2002

BRUNETTA, Nádia. Tecnologia em gestão de recursos humanos: O mercado e a gestão de pessoas. Londrina: Unopar, 2008