COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL DESAFIOS E PERSPECTIVAS NAS ORGANIZAÇÕES.

Autora: Maria Aparecida Dantas Morais

 

1-Introdução

             O presente artigo tem por finalidade apresentar e descrever de forma sucinta, alguns dos fundamentos do comportamento organizacional, desafios e perspectivas nas organizações, frente a um processo de mudanças contínuas.

Percebe-se que, desde as últimas décadas do século passado, as mudanças vêm se apresentando de forma acelerada em todos os campos do convívio do ser humano, seja na vida pessoal, profissionale organizacional, todas essas mudançasestá presente de forma maciça das tecnologias de informação e comunicação à chamada (TIC), o que passou a ser chamada de sociedade do conhecimento, com isso iniciou um novo conceito sobre o desenvolvimento das sociedades. No cenário atual, as mudanças e as crescentes transformações sócio organizacional, nos leva a refletir e a se perguntar sobre essa nova forma de vida da sociedade ate então denominada de sociedade do comportamento, devido às novas formas de ser e estar nas organizações.

        Diante de tais questões se faz necessária, a definição das exigências que as mudanças impõem no contexto das novas dinâmicas organizacionais.

       Tentando entender sobre o cenário atual das organizações desde vida pessoal ao ambiente de trabalho é preciso compreender o processo das definições, metas, forças e quais as principais características que o comportamento organizacional vem apresentando diante das exigências do cenário de mudanças impostas pela globalização.

      Seguindo por contextualizar a nova cultura que nos é posta na sociedade do conhecimento ou do comportamento, passamos pela definição de comportamento organizacional. Newstrom (2008, p.3) apresenta que:

                         Comportamento organizacional é o estudo sistemático e a aplicação cuidadosa do conhecimento sobre como as pessoas agem dentro das organizações ,seja como indivíduos, seja em grupos. Ele busca identificar as formas pelas quais as pessoas podem agir de maneira mais eficaz. O comportamento organizacional é uma disciplina cientifica cuja base do conhecimento é um grande número de estudos de pesquisa e de desenvolvimentos conceituais está constantemente adicionando novos elementos. Ele também pode ser descrito como uma ciência aplicada, já que a informação de praticas efetiva executadas por uma organização é disseminada para muitas outras.

        Assim o comportamento organizacional é visto como um campo de estudo cientifico de pessoas e grupos dentro de uma organização, seja no seguimento empresarial, pública ou social, ainda busca conheceras formas das relações que se estabelecem dentro das estruturas de desempenho, dos sistemas e trabalho exercido por cada uma.

2-Conceitos desafios e perspectivas do comportamento organizacional

        As organizações são formadas por um conjunto de pessoas que ao unir-se contribuem no desenvolvimento de uma mesma atividade ou de umtrabalho, tendo como foco os objetivos em comum, podendo ainda trazer uma importante contribuição para o desenvolvimento de toda a sociedade, assim ao ser analisado dentro das organizações, o comportamento organizacional torna-se uma ferramenta essencial para compreender como se dar as relações entre os indivíduos dentro das organizações bem como a sua complexidade, por issopode-se procurar colocar em pratica as seguintes metas;

          1-Descrever de maneira sistêmica a forma de como as pessoas se comportam nas mais diversas situações, assim se pode buscar o respeito ao comportamento humano;

         2- Compreender como as pessoas se comportam diante de certas situações, por quee às vezes, a mesma pessoa, na mesma situação, apresenta comportamentos diferentes;

       3- Prevercomportamentos futuros de outras pessoas e funcionários na mesma situação;

4-Controlar é uma forma, ou seja, pode ser uma ação que pode elevaro desempenho das pessoas dentro da organização.

Além das metas descritas acima ainda temos que ter o foco nas forças essenciais, que encontramos dentro das organizações, que pode ser definida como um conjunto de forças as quais atuam na estruturação e na natureza das organizações. São forças essenciais que pode afetar o comportamento organizacional, podemos destacar estas forças em quatro áreas importantes no estudo do comportamento organizacional:

A concepção do ser humano na compreensão das forças e componentesambientais é de fundamental importância para o sucesso organizacional, essa compreensão não é objetiva e realista ,mais predominantemente subjetiva, esta susceptível   a um processo de seleção de percepções por parte dos dirigentes.

               
         

Estrutura. utube.com/watch?v=5JsxuhzvIZo

 
       
 

Pessoas- São os componentes mais importantes para a organização tal sistema pode ser constituído de pessoas ou grupos, sejam eles grandes médio ou pequeno, formais ou informais. Essas pessoas ou grupos apresentam-se na sua grande maioria dinâmicos, alterando-se no intuito de atingirem os seus objetivos.

Ambiente- internos ou externos que as organizações atuam constituindo um sistema bem mais amplo do que se encontram inseridas como; Governos, famílias e outros organismos sociais.

Tecnologia- Recursos utilizados para o desenvolvimento do trabalho, informações que se tomam essenciais para o desenvolvimento das ações, oportunizando um melhor desempenho e aprendizado para as organizações, influencia diretamente no comportamento organizacional, principalmente nas relações e com isso o aumento da produção e da produtividade. O comportamento organizacional passa a ser aplicado para então, para analisar os sistemas técnicos e sociais relacionados à tecnologia.

Estrutura- É o que define a relação formal e a utilização das pessoas em uma organização, assim os novos modelos organizacionais mais recentes analisa a estrutura da equipe, a estrutura de redes o que demonstram uma nova logicadocomportamento organizacional focado nas competências e atitudes das pessoas e grupos, dentro da organização, prezando por um relacionamento estruturado de forma que o trabalho aconteça eficiente e eficaz.

        O desenrolar das relações sociais forma uma infinidade de interações entre as pessoas e dentro das organizações. Sabe-se que o homem é um ser social capaz de interagir, não vive isolado, mas esta em constante convívio e relacionando-se com outros indivíduos, dentro e fora das organizações ou grupos sociais, e não poderiam formam-se as organizações para juntos alcançarem objetivos comuns os quais isoladamente não poderiam ser alcançados.

           Segundo (BERNARD, 1971). Essa cooperação entre as mesmas é essencial para a existência da organização. Assim, uma organização existe quando:

1-Existem pessoas com capacidade de comunicação;

2-Disposição a contribuir em ações conjuntas;

3-Almeja-se alcançar objetivos comuns.

                 Assim as interações e integrações entre as pessoas dentro das organizações, instituições, criam-se e consolidam-se os valores, as crenças e os hábitos que norteiam o comportamento individual e coletivo caracterizando um esforço conjunto para o aprimoramento da cultura organizacional.

3-Conclusão

               O campo de estudo do comportamento organizacional é essencial para o desenvolvimento de uma organização, pois é a partir do conhecimento dos valores, crenças e hábitos organizacionais que se pode perceber o desempenho, tanto no campo individual como na coletividade, ainda oferece meios para a analise do ambiente externo, onde se pode observar a relação com outras organizações, instituições e público em geral.

                O comportamento organizacional é um campo abrangente de estudos entre os indivíduos grupos e estrutura da organização, o que possibilita uma analise da real situação frente às mudanças tecnológicas que estão cada vez mais presente  nas organizações, não importa o ramo da atividade desenvolvida , todos os seguimentos  são geridos por pessoas, que necessitam de conhecimentos, habilidades e atitudes ,para o desenvolvimento de sua função

Referencial.

John R.Schermerhorn,Jr .James G. Hunt .Richard N. Osborn, Fundamentos do Comportamento Organizacional, Porto Alegre,  2ª edição Bookman,1999.

SCARAMUZZA, B.C, Comportamento Organizacional: processos gerenciais-São Paulo: Pearson Education do Brasil ,2009.