FACULDADE NOSSA CIDADE – FNC

 

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

 

Professor Orientador: Lawton Benatti

 

Valdemir Lucas Gazoli

 

Competitividade Empresarial

 

 

Se baseando na quantidade de comerciantes, produtores e prestadores de serviços existente no mercado hoje, precisa-se criar saidas estrategicas para alcançar o desempenho, lucratividade e sucesso esperado. Não somente isso, mas, conhecer as preferencias dos seus clientes, estudar a estrategia do seus concorrentes e conhecer os fornecedores que tenham preço justo dentro do que se espera, pois, a superfaturação é algo muito comentado nos dias atuais. A cada dia, montam inumeras novas empresas que podem colocar em risco a lucratividade de muitas outras, principalmente quando quer-se trabalhar com produtos/serviços que já tem muitos concorrentes e o mercado é estreito.

Colocar um produto com sua marca no mercado, baseia-se em criar todo um novo processo operacional/produtivo, com o qual tem que escolher entre trabalhar com preço baixo ou diferenciação (ambos com qualidade). E essa escolha fica muito complexa, pois, quem já esta no mercado conhece os clientes, alguns já com carteiras fechadas, tanto quanto conhecem os seus fornecedores e teem um plano “B”, para que não fiquem sem produtos para produção/venda.

Nesse ponto de vista , pode-se dizer que, de acordo com Porter (1990), o desempenho acima da média em uma empresa é alcançado e sustentado por meio de uma estratégia competitiva.

Quando se trabalha com a diferenciação, trata-se de desenvolver um novo produto que não se tenha no mercado ou fazer mudanças significativas num produto já existente. Fazendo com que este fique completamente diferente dos já existente.

A fidelização dos clientes, torna-se item primordial na questão da sobrevivencia lucrativa das empresas novas (mas, não se pode excluir a influência das empresas já veteranas) no mercado. Mesmo antes, a questão da “veneração” aos clientes já se tinha muito sentido, agora, pelo ponto de vista que perder um cliente é muito mais influenciativo nos resultados do que ganhar um cliente, deve-se fidelizar o cliente, ganhar a confiança.

Um plano de estrategia competitiva esta relacionado com a necessidade dos clientes (incluindo a necessidade dos clientes), e sempre, manter os planejamentos de curto, medio e longo prazo.

Por isso, o termo planejamento estrategico, significa planejar a estrategia, os meios para atingir os fins, os objetivos de uma empresa, considerando determinado ambiente. (CAMPOMAR, 2006, p. 3-6).

Com isso, o planejamento estratégico empresarial é baseado num estudo/pesquisa referente ao assunto qual se trata. Independente da area, precisa-se de dados para analise de qualquer negocio, entre todos os porte.

Referencias Bibliograficas:

PORTER, M. Vantagem Competitiva: Criando e Sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Campus, 1990.

CAMPOMAR, Marcos Cortez. O planejamento de marketing e a confecção de planos: dos conceitos a um novo modelo. São Paulo: Saraiva, 2005.