Irei abordar neste artigo as vantagens da criação de um sistema de franquias a partir de seu negócio.

 Franquias

O objetivo inicial de um franqueador em potencial deve ser o de oferecer uma franquia simples e acessível, que segue um esquema de operação já experimentado e testado em outros dois ou três locais distintos.

O Franqueador deve fornecer todas as ferramentas necessárias para a decolagem da franquia, bem como um elevado nível de suporte que atenda todas as pessoas interessadas em trabalhar com sua franquia, independente de raça ou origem.

Os Pacotes de franquias devem fornecer de cara uma demonstração dos possíveis lucros capaz de se alcançar com a franquia, bem como abranger sobre o curso de formação para o franqueado e seus funcionários. Em outras palavras, é necessário mostrar ao franqueado como ele deve trilhar o caminho para a construção de um negócio bem sucedido.

Por estes e outros detalhes, vejo que o franchising pode ser o modelo de negócio ideal para quem pensa em começar seu próprio negócio, mas que não tem certeza sobre a direção a tomar. As Franquias baratas,  que tenham uma forte marca e rede de apoio, são muitas vezes a melhor maneira de começar um negócio para as pessoas que pensam em deixar de ser apenas  empregadas atualmente, mas que muitas vezes podem ser empresárias de sucesso em um futuro próximo.

Formule o processo de como seu negócio funciona

Antes de começar a investir em marketing é necessário estabelecer o processo de como o seu negócio realmente funciona, pois os franqueados deverão ter os detalhes precisos para por seu negócio em funcionamento, tornado assim, sua oferta de franquia em um negócio facilmente replicável.

Esse processo leva tempo e pode ser necessário procurar aconselhamento de profissionais de franchising, mas todo dinheiro investido nesta etapa valerá a pena, pois mesmo se você decidir não franquear seu negócio, no final, as bases formadas neste processo lhe ajudará a dirigir seu negócio com mais suavidade no futuro.

Começar um novo negócio nunca é uma tarefa fácil e simples, contudo criar uma empresa, partindo de um modelo pré-estabelecido e como parte de uma empresa maior e já experimentada tem tudo para dar certo.

Muitas pessoas já possuem um certo valor reservado para investir na abertura de um negócio próprio, porém lhes falta conhecimento para a decolagem, portanto basta que você lhes mostre o caminho a seguir, e esteja preparado pois surgirão dúvidas e mais dúvidas neste momento.

veja neste vídeo como responder milhares de dúvidas que surgirão:

Muitos negócios já existentes poderiam ser expandidos a nível nacional ou mesmo a nível internacional, usando simplesmente o modelo de franquias. Por exemplo, um negócio no ramo da beleza, é que é acessível para a maioria das pessoas, independentemente da classe social é uma grande oportunidade de se tornar em um franquia ideal.

Este foi só um exemplo, mas todo negócio é possível fazer o estudo da viabilidade para transformá-lo em uma franquia de sucesso. E partido deste principio, relacionamos abaixo algumas etapas que devem ser seguidas para a formulação deste processo:

  • Analise as condições da empresa e o posicionamento da marca e dos produtos no mercado;
  • Faça uma avaliação de todos os seus concorrentes no mercado;
  • Defina o plano de expansão, pré-determinando quanta unidades serão abertas,  em quanto tempo e em quais regiões;
  • Determine os investimentos necessários para colocar em prática o plano de expansão, estrutura física e de pessoal e o respectivo prazo para o possível retorno desse investimento.

Construir e proteger a sua marca

Como franqueador ativo, a coisa mais importante é a sua marca, portanto se faz necessário protegê-la a todo custo. Sua marca representa não só sua empresa, mas sua cultura, suas crenças, e sua atitude para com seus clientes.

Quando você formula uma franquia, você estará dando às pessoas a oportunidade de representar sua marca, investindo nela tempo e dinheiro, o que em uma primeira olhada parece uma ótima coisa, mas infelizmente sabemos que nem todos prezarão por ela como você, e este pode ser um dos maiores riscos do franchising.

Portanto, aconselhamos a todos que queiram se aventurar no mundo do franchising, a estabelecer diretrizes claras para o uso de todos os seus ativos de marca, mostrando a quem quer que adquira sua franquia que a sua marca é seu bem mais precioso e, por isso, devem respeitá-la.

No mais, muita luz e sucesso em seus projetos.