FACULDADE NOSSA CIDADE

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

EDILSON FRANCISCO FREIRE

ORIENTADOR: LAWTON NANI BENATTI

COMO FUNCIONA A PESQUISA

Pesquisa é uma ferramenta importantíssima e eficiente, utilizada para proporcionar ao pesquisador a obtenção de respostas que após serem tabuladas se transformarão em informações importantes e necessárias para posteriores tomadas de decisões.

A informação certa garante o sucesso de um projeto, pois, proporciona vantagens ao detentor do resultado das informações obtidas através da pesquisa.

Uma pesquisa realizada devidamente aponta e revela muitas coisas.

Uma pesquisa pode apresentar em seus resultados preferências, gostos e tendências.

Conforme Samara a pesquisa funciona da seguinte forma:

[...] A pesquisa funciona através de etapas mantendo uma ordem de acontecimentos e interdependências nas suas definições para que de forma lógica venham a trazer resultados consistentes e uteis. Isso não significa que o projeto de pesquisa não possa ser alterado no decorrer de sua formulação, mas que a cada ponto novo que se apresenta, o projeto deve ser reavaliado como um todo (SAMARA, 2002, p. 11).

As principais etapas de uma pesquisa são;

  1. Definição do problema;
  2. Determinação dos objetivos:
  3. Tipos de pesquisa;
  4. Métodos de pesquisa;
  5. Métodos de coleta de dados;
  6. Formulário para coleta de dados;
  7. Amostragem;
  8. Técnicas amostrais;
  9. Calculo amostral;

10. Dos formulários para coleta de dados;

11. Trabalho de campo;

12. Elaboração do relatório de pesquisa;

13. Análise geral;

14. Recomendações ao cliente.

Devemos iniciar o projeto de pesquisa da Definição do Problema, pois, é através desta  etapa que partiremos da real necessidade da informação.

Após o reconhecimento das etapas da pesquisa passamos para o método de pesquisa que pode ser explorativo, descritivo e descritivo de caso (qualitativo).

Após a realização do planejamento de projeto de pesquisa e a fidelidade as etapas do projeto, deve-se elaborar o formulário para a coleta de dados, este também pode ser chamado de questionário.

Este questionário deve ser preparado com estrutura  no qual é recomendável alguns cuidados, pois, os resultados não podem ser comprometidos por falhas causadas por uma má elaboração.

Ao elaborar um questionário deverão ser listados todos os aspectos importantes voltados ao objetivo do projeto, visar a linguagem do entrevistado, simular as possíveis respostas para cada pergunta e verificar se não há ambiguidades ou falta de alternativas.

Na elaboração do questionário não se deve fazer perguntas embaraçosas, não se deve obrigar o entrevistado a fazer cálculos, não incluir perguntas que remetam a um passado distante, não incluir perguntas que já contenham respostas.

Nunca devemos utilizar somente um tipo de pergunta seja ela abertas ou fechadas.

A amostragem é determinante em uma pesquisa, pois, direciona o pesquisador a devida pergunta.

O pesquisador deve estar bem preparado para realizar a pesquisa.

A tabulação e a padronização e codificação das respostas de uma pesquisa.

Temos a tabulação simples no qual o entrevistado só pode dar uma resposta, ou seja, o nº de resposta é igual ao nº de entrevistado.

Temos a tabulação com respostas múltiplas, tabulação de perguntas encadeadas, ponderadas.

A realização da tabulação cruzada passa por um passo a passo.

  1. O primeiro é o calculo das porcentagens verticais;
  2. O segundo passo é o calculo das porcentagens horizontais.

Por fim, interpretado os dados obtidos na pesquisa e feita a apresentação do resultado obtido, este por sua vez dará condições ao detentor das informações uma porcentagem maior de assertividade na tomada de decisão.

 REFERÊNCIA

SAMARA, Beatriz Santos, 3. ed. São Paulo Prentice Hall, 2002