Faculdade Nossa Cidade – FNC

Curso: Administração de Empresas

Jessica Oliveira dos Santos

Orientador: Prof° Lawton Benatti

 Como funciona a Pesquisa de Mercado

Segundo Keller e Kevin (2006, p.98) a pesquisa é definida como a elaboração, a coleta, a analise e a edição de relatórios sistemáticos de dados e descobertas relevantes sobre uma situação especifica de marketing enfrentada por uma empresa.

Uma pesquisa de mercado pode ser uma ferramenta essencial para uma analise critica do mercado existente, pode revelar se o produto ou serviço já comercializado esta indo no caminho certo ou indo direto para fundo do poço ou até mesmo se a empresa tem um bom produto, mas um péssimo marketing que não atraia a atenção dos clientes. Ao fazer à pesquisa as organizações podem até descobrir se devem mudar o nome de certo produto ou o design da embalagem coisas básicas, sim, mas que são bem vistas no mercado consumidor dando como exemplo o ketchup Heinz que querendo usar a emoção para atrair os olhares atentos dos clientes relançou a embalagem retro como também fez a Coca-cola e o Nescau.

A idéia veio da observação de muitos consumidores da marca que ainda associam a marca com a embalagem antiga de vidro e até questionam onde a “antiguidade” é vendida. A edição limitada teve a ilustração original no rótulo, para comemorar os 135 anos da marca.

“Deixar de fazer pesquisa de mercado antes de iniciar um empreendimento comercial ou durante o seu funcionamento é como dirigir um carro do Texas a Nova York sem um mapa ou sinais de rua”, diz Willian Bill do “Wralth Desingn Group LLC” em Houston. “Você tem que saber em que direção viajar e quão rápido deverá ir. Um plano de pesquisa de mercado indica onde estão e quem são seus clientes. Ele também irá lhe dizer quando estão mais propensos a comprar seus produtos ou usar seus serviços.”

A pesquisa de mercado é só feita pelas grandes empresas? De jeito nenhum, como explica Keller e Kevin na p. (2006, p.99), “A pesquisa de marketing, no entanto, não esta limitada a grandes orçamentos e departamentos de pesquisa de marketing. Nas empresas pequenas, a pesquisa de marketing geralmente é conduzida por todos os funcionários e pelos clientes também”.

Os custos para pequenas empresas para elaborar uma pesquisa comparada no quanto ela poderá economizar na redução dos riscos para o lançamento de algum novo produto.  Um pequeno estudo de potencial de mercado pode dar resultados inacreditáveis bem mais lucrativos e com certeza agradáveis, pois o que qualquer empreendedor seja de empresa pequena, média ou gigantesca não quer é que seu negocio tome uma direção errada, estou certa?

Ter o mercado na mão, é o que todos nos como administradores mais desejamos nesta vida de altos e baixos, saber tendências, lançar um produto com um mínimo de segurança que irá dar certo, colocar um serviço nas ruas sabendo que irá gerar lucro para podermos pagar os débitos gerados pela empresa. Logicamente é o que queremos e então temos em mãos uma ferramenta que nos de uma direção, sendo positiva ou negativa concordando ou não com seus resultados.

Saberemos que tal instrumento bem utilizado pode fazer milagres e desfazer erros antigos que ocorrem durante a produção, desligar pessoas que nos esta dando prejuízos (gerentes que tomam decisões erradas) sem ao mesmo saber. Estamos falando de uma ferramenta de previsão de erros e acertos. Muitas empresas estão utilizando tal sistema de apoio à decisão para auxiliar seus profissionais a tomar a melhor decisão possível.

Então não perca tempo vá à busca desta ferramenta magnífica, pois vai lá saber se seu produto não esta sendo comercializado de um modo errado e talvez mudando a embalagem possa dar um incentivo as vendas e você esteja com a galinha de ovos de ouro só não sabe como colocá-la para funcionar a pesquisa de mercado te mostra como ou talvez você esteja vendendo sorvete a esquimó e não saiba a pesquisa também poderá lhe ajudar neste momento.

Referencia Bibliografica: KOTLER, Philip; KELLER, Kevin L. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.