O marketing digital tem ocupado grande destaque nas mídias da atualidade. Trata-se de uma extensão do marketing para as plataformas digitais de de mídia.

Melhor conceituando o marketing digital são ações de marketing que utilizam meios digitais como plataforma principal da estratégia de marketing. Ele não engloba apenas as ações de marketing na internet; engloba também mídias digitais como TV digital, celulares, etc.

Aqui vamos tratar da ferramenta de email marketing, que é uma das formas de se fazer marketing digital.

O email marketing consiste em disparar uma peça publicitária para emails dos usuários. Estes emails podem ser conseguidos através de um cadastro de clientes próprios ou através da compra de uma lista de emails de empresas de mailing.

A confecção da peça publicitária (ou folder digital) deve ser feita por um profissional de marketing ou com conhecimentos em programas de fotos e editor de HTML.

Quanto ao envio (disparo dos emails) é necessário a utilização de um software de envio de emails em massa. No entanto um cuidado deve ser adotado: utilize sempre um servidor de smtp próprio para envio em massa neste software; nunca utilize a opção de auto-smtp que alguns destes softwares oferecem, pois eles são facilmente identificados por filtros de anti-spam.

Outra dica importante é variar o assunto e conteúdo da mensagem. Muitos softwares de envio possuem uma função que permite adicionar uma variável no assunto e mensagem. Vale a pena utilizar este recurso.

Por último recomendo que acompanhe os resultados de sua campanha e faça alterações de assunto, mensagem, email de origem, servidor de smtp, etc de forma a otimizá-la.