Talvez você já tenha visto ou tenha alguém na sua família que distribui o peso do carro, é isso mesmo! Existem aqueles que colocam pessoas e objetos em pontos estratégicos deixando o carro equilibrado como uma balança, pois bem, saiba que isso funciona muito bem para economizar combustível.

O peso prejudica muito e faz com que toda a estrutura do carro exija mais combustível para atingir o seu objetivo, então, observe sempre a disposição dos objetos e coisas colocadas no porta malas, carrocerias e etc…

imagem de combustível de carro

Os pneus também ajudam muito neste gasto, eles são responsáveis pelo consumo de pelo menos 20% do combustível, então nem precisamos entrar em detalhes que pneus calibrados da forma correta fazem o deslocamento do carro ser muito mais eficaz e reduz o consumo do combustível.

Nunca deixe o motor aquecer demais, faça o acompanhamento dele através do painel e veja sempre se a sua temperatura esta de acordo com o nível especificado, esta verificação ajuda a diminuir também o consumo de combustível e outros problemas no seu carro. 

marcador de combustível de um carro

Acelerar de mais, ficar brincando com os pedais exige um esforço extra do automóvel e acaba fazendo com que ele sugue mais combustível para atender ao seu pedido, o ideal é, trocar as marchas no momento adequado,  pisar levemente no acelerador, nos momentos de frenagem sempre de forma leve, em descidas aproveite o embalo do motor, não desligue o carro como algumas pessoas fazem é arriscado, deixe ele em freio-motor para economizar e não causar acidentes.

Velas, cabos de velas, bico de injeção, óleo do motor também influenciam no consumo de combustível, então ressaltamos que, se você quer economizar procure um profissional especializado e veja também estes ítens.

Estes são alguns conselhos para melhorar a economia do combustível, visto que  o preço do combustível não nos ajuda muito! Concorda?