Os webdesigners têm um grande desafio em mãos: desenhar o site do cliente, torná-lo funcional para os consumidores, atrativo, bonito e “clean”. Por causa disso, eles realizam diversas reuniões com o cliente a fim de entenderem a fundo seus gostos e objetivos.

Uma maneira de fazer isso é através de wireframe online. Você já ouviu falar dele? Trata-se de um desenho básico, feito através de programas de computador, que mostra o “esqueleto” de determinados objetos. Ele pode ser bastante simples, em preto e branco, e deve mostrar seu objeto de maneira objetiva. Afinal, seu objetivo é ajudar o desenvolvedor do site a entender o que foi definido junto ao cliente. Dessa maneira, fica mais fácil “desenhar” o projeto e satisfazer o cliente.

Outra tarefa de webdesigners modernos é a otimização do site, através de ferramentas de SEO gratuitas, conseguidas via plugins do Wordpress e outras plataformas ou publicadores. Essas ferramentas ajudarão a melhorar o posicionamento do cliente nos sites de busca, como o Google.

Cumprir o prazo de entrega também é essencial para webdesigners que querem ter boas referências com seus clientes. Afinal, geralmente, quando o cliente encomenda um site, precisa de agilidade e funcionalidade para que seus negócios prosperem com rapidez e sem um site pronto, isso não é possível, não é mesmo?

Por último, o webdesigner deve também saber explicar como as ferramentas funcionam para que o cliente realize sozinho a manutenção de seu site, através de um login e senha de administrador. Isso facilita na postagem de conteúdo, mudança de fotos, entre outras coisas.