Toda empresa seja ela qual for, necessita de um plano de marketing.Um plano de marketing serve para melhor desenvolver o atendimento, aumentando a relação e o valor com os clientes, e assim possibilitar a realização dos serviços com qualidade, satisfazendo as necessidades dos mesmos. Essas ações serve para melhorar a divulgação.Criar um planejamento de marketing dentro de uma empresa demonstra o que envolve as suas características, situações, conceitos, estratégias, definições de um modo em geral para se atingir um objetivo. Para elaborar um Plano de Marketing bem estruturado é preciso partir dos 4P’s (Preço, Praça, Produto e Promoção) e obedecer alguns critérios que farão com que o mesmo torne-se bem sucedido. Pode ser um planejamento para a marca, para um produto ou serviço, ou para as linhas de produtos. Um plano de marketing serve para criar ações para divulgação das empresas, e tem como objetivo  satisfazer e atender as necessidades dos seus clientes, e para as empresas terem mais visibilidade para conseguir atrair mais clientes e mantendo sua qualidade no atendimento. O que se percebe é que uma criação de um plano de marketing não é simplesmente transmitir informações, mas sim um meio para aproximar o cliente nos produtos que a empresa oferece. Analisando essa oportunidade da criação dessas ações de marketing para as empresas, utilizando esta estratégia a instituição poderá disponibilizar seus serviços para os clientes e aumentando seu relacionamento e transmitindo melhor informações.

Exemplos de ações de marketing: Criação de propagandas na mídia, anúncios em jornais, divulgação em rádios, criação de redes sociais, criação de uma pesquisa de satisfação de clientes, confecção de flyers, divulgação da marca em outdoor e fazer uma campanha em rádios mais ouvidas para os clientes, inseridos na programação nas horas de mais audiência.

A empresa que não aplica esses tipos de ações, que não tem esse planejamento de marketing já explicado no artigo, corre o risco da produção decair, a empresa deixar de cumprir metas, correndo o risco também de perder clientes, ou seja ao invés da empresa crescer no mercado, ela pode despencar sem esses serviços e não havendo chance de ganhar novos clientes.

Deborah Cavalcanti Felisberto- estudante de administração com ênfase em marketing do último semestre da Universidade Estácio Fargs- Porto Alegre/ RS