Para o inicio da jornada é necessário um planejamento empresarial com metas e objetivos traçados a serem atingidos. Para atingir esses objetivos deve existir uma sintonia entre cliente e o profissional com a ideia do profissional apoiar o cliente nas suas necessidades. Ajudar e apoiar o dono do negócio no sentido de melhorar seu desempenho, rendimento e lucratividade. Essa ajuda pode ser através de uma melhoria do rendimento da empresa ou novas estratégias na gestão ou trabalhando com os colaboradores.

                       Outro ponto é a questão da necessidade de desenvolver habilidades em liderança, enxergar novas oportunidades pessoais e profissionais. Alcançar resultados em todos os segmentos da vida ou melhorar o desempenho de sua equipe ou empresa.

                         Mesmo assim o sucesso empresarial não é fácil de alcançar! O profissional deve escolher os atuais meios de divulgação que traga um grande retorno e deve se esforçar muito. Tem que acreditar no que vende ou nos serviços que presta aos clientes. O profissional deve estar motivado o suficiente para contagiar a todos.  Tem que ser sincero, ter garra e saber transmitir aos clientes.  O profissional deve ficar cuidando o fluxo de caixa, as finanças nuca podem ser deixadas de lado, pois é o coração da empresa. A despesas tem que se menores que os lucros. Fique atento a tecnologia, não apenas para impressionar, mas para reduzir custos. Hoje em dia temos software livres muito bons.

                        Outro ponto para o sucesso é a criação de uma imagem positiva e de confiança. Assim como uma marca de roupa famosa o profissional deve ter uma boa imagem para transmitir segurança no que esta fazendo. Sem falar que deve tratar a todo, empregados e principalmente clientes, com urbanidade.  Investir no time de funcionário é muito importante, muitas pessoas gostam de se sentirem uteis para a empresa.

                       Por fim, desde o inicio o profissional deve criar uma imagem competitiva e ver quais são seus pontos fortes em relação à concorrência. Veja quais são as vantagens comparativa em relação ao mercado a ser atingido. Faz parte também a habilidade de negociar. Ela será necessária para fazer parcerias, buscar empréstimos e até contratar funcionários. O profissional devera ainda ser multitarefa,  mas não perca tempo com tarefas simples que outros podem fazer. Essas são ideias de com um profissional pode atingir o sucesso, mas nunca esqueça que é necessário muito trabalho e dedicação.

AUTORA : Sandra Cabral