1        INTRODUÇÃO 

A função do aluno durante os anos de faculdade é assimilar as matérias estudadas com as tarefas desenvolvidas no cotidiano. Um instrumento utilizado pelo mesmo é o Trabalho Interdisciplinar, o qual induz o estudante a pesquisar, de maneira profunda, os assuntos vistos e complementar a prática com a teoria, e vice-versa.

O tema principal do quarto período, “Contribuições das diversas áreas do conhecimento para a formação e atuação do profissional de ciências contábeis”, é amplo e por isso possibilita que o aluno, e futuro profissional, escolha alguns pontos das matérias, dentre vários, e os reúna, associando entre si e na execução de suas atividades.

A exemplo disso, tem-se a Contabilidade Fiscal e Tributária e o Planejamento e Gestão Governamental, cuja responsabilidade da primeira foca o cálculo dos impostos e tributos, sejam eles federais, estaduais ou municipais, que serão vistos pelo Governo como uma forma de arrecadação para a realização de seus planos sociais e políticos.

Além dessas, a Contabilidade Avançada com suas diversas demonstrações, como a Demonstração do Valor Adicionado, exibe dados que serão utilizados pelos economistas (ao analisar o PIB e outros indicadores socioeconômicos), pelos próprios contadores, entre outros profissionais.

Então, ao longo do trabalho (acerca dos princípios desejados pelos professores), o nosso grupo apresentou o “olhar” do profissional do curso de Ciências Contábeis perante as análises que as matérias proporcionam para a sua formação, isto é, como as diversas áreas do conhecimento auxiliaram no desenvolvimento do contador.