E.E.E.F.M.PROFº JOÃO BENTO DA COSTA

Discente: Fabiola de Souza Santos Pereira  

 

CARTA PERO VAZ DE CAMINHA

A Carta Pero Vaz de Caminha destinada a Coroa Portuguesa é considerado o “marco zero” do descobrimento do Brasil, adotada em 1º de maio de 1500, é o primeiro documento que divulga a descoberta de novas terras.

Nota-se que no texto, o escrivão de Pedro Alvarez Cabral tem a principal intenção informar da maneira mais detalhada possível, tudo que via, tudo que sentia, e tudo o que ouvia.

O texto é considerado o início da literatura no Brasil, no caso, uma literatura informativa chamada também de literatura dos viajantes. Com essa carta podemos destacar também a ambição dos Europeus, a busca por novas terras, o interesse pela fauna e flora, e variedade em abundância.

Na época o homem se preocupava muito com conquistas materiais em vista das grandes navegações, o que faz lembrar que a carta de pero vaz de caminha não tinha uma preocupação literária, mas grande cuidado era descrever de forma detalhada possível, tudo.

Nos primeiros parágrafos do texto percebemos uma linguagem simples, nota-se que a intenção de Vaz de Caminha era convencer que a terra poderia dar grandes lucros à Portugal. Terra boa para cultivo de várias espécies, clima bom, nem muito quente nem muito frio, águas limpas e sem impecílios, na visão de Pero Vaz eram alguns dos artifícios usados para relatar tudo e sinal verde para a colonização.

A ideia de colonização não era único, mas também o estabelecimento de uma nova cultura, na época só existiam índios, a ideia também era os princípios à nova terra.

A carta de Pro Vaz de Caminha permaneceu original e inédita por cerca de 200 anos, atualmente está em Lisboa, essa carta já tem seus 600 anos desde a idade média, é uma das instituições mais antigas, e uma das poucas ativas até hoje.