Bibliotecas públicas municipais da região oeste da grande São Paulo

O que é biblioteca pública?

Segundo (ANTUNES, 2002) é o centro de informações da comunidade. Para informar as pessoas, a biblioteca, além dos livros que possui, coloca à disposição de todos que a frequentam outros materiais informativos como discos, fitas cassete, filmes, fotografia, gravuras, jornais, acesso a outras fontes de informação através de sistemas informatizados, internet etc.

É ainda, e principalmente, o centro referencial da comunidade, reunindo documentos sobre a sua história, sobre fatos importantes, personagens destacadas, permitindo aos usuários da biblioteca conhecer o município, o seu potencial, as oportunidades de trabalho, de desenvolvimento.

É também aí que são prestadas informações sobre a organização do governo, os serviços públicos e toda a orientação sobre atividades úteis às pessoas de modo geral.

Outra grande função da biblioteca pública é, através das possibilidades diversificadas de acesso a informação, contribuir para a formação continuada dos indivíduos, para o aprimoramento profissional, indo além do que o acervo oferece, com programas especiais de palestras, exposições, concursos etc.

A biblioteca pública tema responsabilidade de atender todas as pessoas da comunidade que a procurem: idosos, crianças, jovens, donas de casa, escolares, trabalhadores, pessoas de outras raças ou línguas etc.

Deve se preocupar em oferecer serviços de informação, leitura de lazer e programações culturais não só aos que vão a sua sede, mas também aos que não têm condições de frequentá-la como escolas, clubes, sindicatos, associações, hospitais, instituições de assistência social, presídios, asilos, orfanatos, através de um serviço de extensão, isto é, utilizando –se caixas estantes, carros-bibliotecas ou outra modalidade, e serviços móveis, quando o livro é enviado ao leitor onde este se encontra.

A biblioteca deverá estar preparada para oferecer todo tipo de informações úteis aos cidadãos. 

Isto é como deveria ser, mas, a realidade é bem diferente..... 

Globalização; bem vindos ao século 21.      

Busquemos nos livros ou qualquer outra fonte de informação o significado, os conceitos determinantes dessa era de grandes transformações. Os resultados verificado são as eternas mazelas que teimam em subexistir em prédios sombrios com suas fileiras empoeiradas e empobrecidas nas pequenas cidades do município da Região Oeste da Grande e magestosa São Paulo. São nossas bibliotecas que as duras penas tem sobrevivido de doações do século passado.

São verdadeiros depósitos de lixo cultural que não acompanham o rítimo acelerado de nosso crescimento global.

No momento em que se fala de mudanças, pactos, parcerias em todos os níveis, espera-se pela inovação e competitividade, atualização dos acervos culturais que deveriam ser o legado de todo o município, patrimônio da nação, mas qual nada.

As bibliotecas continuam esquecidas e renegadas por descaso e limitações pois falta investimento, pessoal capacitado, atualização do acervo, reformas estruturais para que se resgate um pouco de dignidade social para esse município tão sofrido e carente que anseia por mudanças que realmente venham a beneficiar seus cidadãos que se quer sabem da dura realidade que assombra esse espaço privilegiado como fonte de conhecimento e informação