O seguinte trabalho tem por objetivo demonstrar de forma didática e objetiva as contribuições das diversas áreas do conhecimento para a formação e atuação do profissional de ciências contábeis.

Diante disso, apresentaremos um estudo aplicado da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA) explicitando conceitos, princípios, comparativos de demonstrações contábeis, financeiras e econômicas, inclusive das relações tributárias entre faturamentos, custos e resultados. Além de expor sobre regime de tributação, impacto da carga tributária na demonstração do valor adicionado (DVA), bem como o comportamento organizacional e Plano de Previdência Complementar (este último realizado com dados da Embrapa/CERES).

Havendo a necessidade de integrar as demais áreas de abordagem das ciências contábeis se faz imprescindível a produção do Trabalho Interdisciplinar.  Este aprendizado é de grande importância para os graduandos do curso, uma vez que tem a capacidade de gerar conhecimento teórico e prático empresarial, a fim de proporcionar uma base conceitual aplicada.