Única empresa a preencher os requisitos exigidos pelo governo português para a compra da companhia aérea TAP, a Avianca já tem definida a proposta a ser feita para a aquisição da empresa.
Uma fonte do setor revela que o escritório de advocacia Linklaters está responsável pelos aspectos legais da legisação portuguesa para a concretização do negócio.

Este pode ser um indicador de que os donos da Avianca podem fazer uso de sua cidadania polonesa na negociação, já que a União Europeia não permite que um investidor estrangeiro tenha mais do que 49% do capital de uma linha aérea do continente. Outro caminho é que a empresa busque investidores europeu para concretizar o negócio.

O grupo Synergy, controlador da Avianca, tem até o meio-dia de 7 de dezembro para apresentar sua proposta à TAP. A linha aerea portuguesa conta com 55 aviões e transporta uma média de 9 milhões de passageiros ao ano. Segundo estimativas de mercado, a empresa portuguesa vale cerca de 1,2 bilhão de euros.

Atualmente, o número de passagens aereas emitidas pela Avianca, incluindo a operação brasileira está em 24 milhões anuais, considerando as rotas para entre as Américas e Europa, onde ainda não realiza vôos para Portugal.