Faculdade Nossa Cidade

Gestão de Recursos Humanos - Consultoria em Recursos Humanos

Professor orientador: Lawton Benatti

 

Avaliação de Desempenho

Aluna: Neila Mecias da Silva

O ser humano tem o costume de avaliar tudo ao seu redor, é natural fazer isso em quase todas as situações. Assim, na empresa o funcionário é avaliado em tudo o que faz, o seu comportamento com os colegas, a forma de atender o cliente, como desenvolve seu trabalho, isso serve para avaliar se está executando bem as tarefas que ele executa, se precisa de treinamento, se há uma possível promoção, é possível identificar se o funcionário está preparado para assumir, entre outros.

 As empresas usam os métodos de avaliação de desempenho para medir a qualidade do trabalho desenvolvido, para identificar problemas na organização, medir o nível de satisfação dos funcionários e até mesmo a motivação dento da empresa.

Segundo Pontes (2010), a avaliação de desempenho tem como finalidade analisar o comportamento do funcionário em relação às responsabilidades impostas a ele. Os métodos clássicos avaliam o desempenho do empregado tendo como base as responsabilidades e competências exigidas em seu cargo atual. Já os métodos por objetivo e por competência visa analisar a entrega por parte do funcionário

Sendo assim, a avaliação de desempenho pode ser usada para acompanhar o desenvolvimento do colaborador na empresa, pois assim o líder pode identificar pontos positivos e negativos, dar feedbacks, aproveitar as habilidades, descobrir talentos, mostrar para o funcionário a sua importância na organização e auxiliar no seu autodesenvolvimento.

A avaliação de desempenho é aplicada pelo líder, de acordo com os critérios da organização, porém ela pode ser feita ainda pelo próprio funcionário, que é a autoavaliação, pelos subordinados, uma avaliação circular (360°), ou a empresa pode ter uma equipe que é responsável somente em avaliar o desempenho do colaborador.

Quando uma empresa aplica esse método para acompanhar o desempenho dos seus funcionários, fica mais fácil questões com organização e plano de carreira. Para o funcionário também é importante, pois ele visualiza sua posição atual e onde pode chegar de acordo com o seu potencial e conhecimento.

Referencias Bibliográficas

PONTES, Rodrigo Benedito. Planejamento, Recrutamento e Seleção de Pessoal. São Paulo: Editora LTr, 2010