A capacidade de resposta de uma empresa às solicitações dos seus clientes é determinante para a satisfação dos mesmos. De facto, não raramente surgem solicitações ao longo do dia, que não estavam contempladas no plano diário de actividade. No entanto, o gestor de frota deve mobilizar os recursos existentes de modo a dar uma resposta ao cliente, de forma a não prejudicar a sua relação profissional.

Muitas vezes, recruta-se uma viatura que esteja disponível na empresa ou contacta-se os motoristas, para saber quem estará mais perto para responder à situação inesperada. A empresa fica dependente das respostas dos motoristas, que podem ou não corresponder à realidade.

A empresa pode também solicitar a um motorista que se desloque à mesma, a fim de recolher informações sobre o serviço, o que irá aumentar o tempo de resposta.

Como resolver esta situação?

A possibilidade de saber, em tempo real, onde se encontram todas as viaturas, permite ao gestor de frota calcular qual se encontra em condições de responder mais rapidamente à solicitação do cliente.
Se o gestor de frota poder ainda enviar, para a viatura seleccionada, o serviço a efectuar sem necessidade da mesma ter que se deslocar à empresa, verificar-se-á um significativo aumento de capacidade de resposta e, consequentemente, de produtividade.

Sistemas de gestão de frotas

Actualmente, existem sistemas de gestão de frotas e localização GPS que permitem conhecer, em tempo real, a localização exacta das viaturas, e assim medir a sua distância ao local do serviço pretendido.

Estes sistemas podem disponibilizar ainda serviços que contemplam o envio e recepção de mensagens para a viatura, permitindo assim informar o motorista sobre o trabalho a realizar.