As Variações e Características da Pesquisa de Marketing.

                                     Por: Daniela Dias Zendron.

Resumo: Tendo em vista o aumento da pratica da pesquisa de marketing e isso tem acrescido um grande aumento de pesquisa de marketing tanto no âmbito acadêmico como no âmbito empresarial, esse artigo vamos esclarecer o que é pesquisa de marketing e assim apresentando suas diversas classificações que são algumas delas: exploratório, conclusivo e casual, propondo um quadro comparativo e diretivo para os três tipos de métodos.

Perguntas-chaves: Pesquisa de Marketing, pesquisa exploratória, pesquisa conclusiva e pesquisa casual.

Abstract: Given the increasing practice of marketing research and this has added a large increase in marketing research both in academic and in business, this article we will explain what is marketing research and thus presenting its various classifications that are some them: exploratory, conclusive and casual, offering a comparative picture and director for all three kinds of methods.

Keywords: Marketing Research, exploratory research and conclusive research casual research.

Introdução.

O objetivo maior do marketing é a satisfação das necessidades do cliente (KLOTER, 2000). Para poder identificar as estratégias para sanar as necessidades do consumidor, os gerentes ou empresas de pesquisas de marketing precisam de informações sobre os clientes, dos concorrentes e de outros mercados concorrentes.

A tarefa mais importante da pesquisa de marketing é identificar e avaliar essas novas informações sobre os clientes e fornece-las aos gerentes de marketing, tendo em vista também que essas informações precisão ser relevantes e confiáveis, atuais e validas para o processo de tomada de decisão.

A obtenção de novas informações valiosas numa era de extrema competitividade e pode haver um contraste entre amplas e baixa vendas. E saber como ocorre o processo dessas ferramentas de marketing é de suma importância para a organização, na medida que busca nova tendências e mercados para atuar ou oportunidades futuras para atuar no mercado.

Considerando todo esse contexto esse artigo vem abordar algumas características da pesquisa de mercado e seus diversos tipos de pesquisas.

 

Historia e definições sobre pesquisa de Marketing.

De acordo com MATTAR (1995), em 1910 nos EUA, surgiu e se desenvolveu a pesquisa de marketing, onde a rentabilidade das empresas em 1948 chegava a USS 50 milhões, e em 1975, ultrapassava em USS 600 milhões, enquanto no Brasil desse mesmo ano não passava-se de R$ 3,5 milhões.

Algumas empresas norte americanas  de pesquisa de marketing se instalaram no Brasil e por suas solicitações começou a se desenvolver a pesquisa de marketing dentro do território brasileiro, um exemplo de uma dessas empresas que se instalaram no território brasileiro LPM (Burke Research International Brasil) e a CBPA (Divisão A. C. Nilsen).

No entanto seu crescimento e desenvolvimento tem sido meio restrito tendo em vista o crescimento que houve na década de 50 e 60 nos EUA (MATTAR, 1995).

Podemos dizer que a pesquisa de marketing é a identificação, coleta( obtenção de dados), analise e disseminação de informação sistemática e objetiva, e a melhoria de tomada de decisão relacionada a identificação de melhoria de problemas.

Classificação de Pesquisa de Marketing.

Com o decorrer dos anos a pesquisa de marketing tomou grande importância dentro das grandes empresas tanto por parte acadêmica como por parte empresarial.

Existe uma variedade de classificações de pesquisa de marketing, que para alguns autores as pesquisas de marketing possui poucas classificações outros já constitui algo mais complexo e extenso que envolve muitas variáveis.

Desse modo podemos observar alguns métodos e variações de pesquisa de marketing.

Segundo MATTAR (1995) muitas classificações tem algumas variáveis e classificações, que são usadas simultaneamente.

Desse modo varias classificações são usadas de diferentes variáveis.

Existem vários tipos de multiplicidades de pesquisa de marketing tais como, natureza das variáveis pesquisadas, natureza de relacionamento entre as variáveis estudadas, ao objetivo da pesquisa, a forma de coleta de dados primários, o escopo de tipo de pesquisa, amplitude e profundidade, a dimensão da pesquisa de tempo, as possibilidades das variáveis dos estudos da pesquisa, e o ambiente de pesquisa.

Tipos de pesquisas mais usadas no Marketing.

Pesquisa Exploratória.

Esse tipo de pesquisa tem em vista proporcionar ao pesquisador uma maior familiaridade com o problema em estudo. Esse tipo de pesquisa tem como meta tornar um problema complexo mais explicito ou ate mesmo colocar hipóteses mais adequadas.

O objetivo principal desse tipo de pesquisa é possibilitar a compreensão do problema para o pesquisador. A pesquisa exploratória é mais usada para definir o problema com maior precisão e identificar cursos relevantes de ação ou obter dados que possa desenvolver uma abordagem.

A pesquisa exploratória utiliza métodos amplos e versáteis. E os métodos utilizados compreendem o levantamento de fontes secundarias( bibliografias, documentais, estudos já realizados, etc.), estudo de casos, levantamento de experiências e observação informal.

Pesquisa Descritiva.

Esse tipo de pesquisa tem como objetivo interpretar e conhecer a realidade sem ter que interferir em nada para modificar. Podemos dizer que esse tipo de pesquisa está interessada em observar e descobrir fenômenos, procurando descreve-los, identifica-los e classifica-los. A pesquisa descritiva tem características de determinada população ou fenômeno, mas não tem compromisso de explicar os fenômenos que nela é inserido.

Normalmente ela se baseia em amostras grandes e representativas.

Os estudos mais utilizados nesse tipo de pesquisa são: longitudinal que nada mais é que coleta de dados a longo prazo e o transversal que é a coleta de dados uma vez só no tempo.

A pesquisa descritiva conta com alguns métodos tais como: entrevista pessoal, questionários, entrevista por telefone entre outros.

Pesquisa Experimental.

Neste tipo de investigação manipula-se de liberada mente algum aspecto da realidade. É usada para obter evidências de relações de causa e efeito. A causalidade pode ser inferida quando entre duas ou mais variáveis houver variação concomitante, ordem de ocorrência correta das variáveis no tempo e quando os outros possíveis fatores causais forem eliminados (MATTAR, 1999).

A pesquisa experimental tem como objetivo mostrar como ou  porque o fenômeno acontece. A forma padrão desse tipo de trabalho é experimental. O experimento é o projeto de pesquisa que envolve a manipulação de uma ou mais variáveis enquanto as outras são mantidas em constante. Os gerentes de marketing tomam decisões baseados em relações casuais e presumida.

Conclusão.

A pesquisa de mercado se constitui em uma estrutura ou planta para a realização de um dado projeto de pesquisa de marketing, exigindo uma total responsabilidade dos profissionais.

O objetivo principal deste artigo foi apresentar um breve panorama dos diferentes tipos de pesquisa de marketing existentes, os mais utilizados, sua natureza e sua aplicação na solução de diferentes problemas de marketing

Referencias.

KOTLER, P. Administração de marketing: a edição do milênio. 10 ed. São Paulo: Prentice-Hall, 2000

MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing: metodologia e planejamento. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999. v. 1

MATTAR, N. F. Pesquisa de marketing, 2.ed. São Paulo: Atlas, 1995. v. 2.