ANÁLISE DO CRESCIMENTO URBANO DA CIDADE DE CONSELHEIRO LAFAIETE A PARTIR DA DÉCADA DE 1990

Cleusa Batista da Rocha
Gilsomar Sebastião Batista
Jonas Condé dos Santos
Leonardo Daniel Costa Silva
Thalita Cristiane Barros Amorim

INTRODUÇÃO

A cidade é, com certeza, um intrigante objeto de estudo, nela são mais intensas as relações dos homens entre si e deles com o meio. E a Geografia busca entender o fenômeno urbano sob a ótica da espacialidade, conhecendo os processos e fatores que desencadeiam tal fenômeno e as conseqüências dele sob a população.
É necessário acoplar à Geografia conhecimentos caros a outras ciências em vista da produção de uma fortuna intelectual mais consistente, que abarque uma quantidade maior de informações e que, em resumo, consiga explicar mais claramente tudo aquilo de que a cidade é o lócus privilegiado.
Na presente pesquisa propõe-se a analisar particularmente o crescimento urbano da cidade de Conselheiro Lafaiete, tomando como recorte temporal o início da década de 1990 até os dias atuais, identificando possíveis causas desse fenômeno e suas conseqüências sobre o que a Geografia tecnicamente chama de forma e estrutura urbanas, ou seja, o arranjo espacial e os equipamentos que a cidade deve oferecer a seus habitantes...