1 - INTRODUÇÃO

A empresa a qual foi abordada este assunto ela exerce a atividade no seguimento sucroalcooleiro em Alagoas, empregando em torno de 5 mil pessoas. A empresa desenvolveu o sistema de gestão da qualidade para assegurar que sua operação e controle de processos fossem eficazes, para isso adotou indicadores mensuráveis como ferramenta básica de gerenciamento de processo e qualidade. Com a implementação do sistema proporcionou subsídios para melhorias de processo e produtos, reduzindo custos operacionais e conquistando novos mercados e fidelidade dos clientes.
Como ainda é de rotina de muitas, a empresa estudada possuía raras análises de processos até 2005, ou seja, muitas decisões em todos os níveis gerenciais eram tomadas com base somente em intuição e experiência. Sabese que a experiência de pessoas envolvidas também é fundamental para a sobrevivência de uma empresa, porém existe um limite em que a estas não conseguem diferenciar ou avaliar certa situação. Então, é necessário diagnósticos mais precisos, que envolvem técnica laboratoriais mais modernas, melhor qualificação de todas as pessoas envolvidas e logicamente registro e acompanhamento dos resultados rotineiramente.
Em 2005 a empresa observou que os resultados de seu processo não estavam sendo gerenciados de forma que permitisse uma melhoria em seu processo, diante desse problema resolveu gerenciar os resultados obtidos e observou que alguns estavam fora do valor desejado. Logo, em 2006 a empresa implantou o sistema de gestão da qualidade e passou a ter a ferramenta de gerenciamento dos processos através dos indicadores e das metas. Essa decisão foi um passo importante para a empresa, pois ficou claro que para que a mesma pudesse ter produtos competitivo no mercado era preciso ter bons resultados de eficiência e eficácia. A própria diretoria concluiu que resolver este problema era uma questão de sobrevivência e de obtenção de benefícios.
5 Para esse trabalho iremos destacar os indicadores de processo que estão ligados à fermentação, centrifugação e destilação, sendo que existem outros indicadores de apoio, como o de controle de qualidade, manutenção mecânica, treinamento e aquisição de matéria prima e outros suprimentos.
Para cada indicador existe uma meta, a mesma será acompanhada com freqüências diárias, semanais ou mensais de acordo com o impacto que pode causar na qualidade e rendimentos do produto final. O acompanhamento destes indicadores e metas proporciona a empresa conhecer melhor o seu processo e os gargalos que são identificados durante a medição e monitoramento desse processo.

[...]