Bacia hidrográfica é uma unidade natural, ou seja, uma determinada área da superfície terrestre cujo os limites são criados pelo próprio escoamento da águas sobre as superfície ao longo do tempo. Isto significa que a bacia é resultado da interação da água com outros recursos naturais como: material de origem, topografia, vegetação e clima (Leopold, 1971).

O estudo foi desenvolvido na bacia do córrego Estivadinho, afluente da margem direita do Rio Jauru, objetivando identificar as características desta bacia.

Para analisar usamos como a base a carta topográfica da Chapada dos Parecis de escala 1:100.000 do ano de 1976 do DSG destacando o canal principal e seus afluentes.

Para determinar a densidade do rio, a densidade de drenagem e o índice de circularidade, usamos as formulas de Horton: Dr=N/A, Dd=C/A, Ic=A/AC, onde, Dr é densidade dos rios, Dd é densidade de drenagem e Ic é índice de circularidade, N é números de rios, A é área total da bacia em Km², C é comprimento, e Ic é índice de circularidade.

Identificamos como resultados que as nascentes localizam-se nas bordas da Chapada dos Parecis a cota altimétrica de 760 M de altitude.

No seu percurso possui declividade acentuada com canais de 1°, 2°, 3° e 4° ordem esses canais são do tipo paralelo.

A área total dessa bacia é de 336,8245 Km². O comprimento total dos canais foi de 215,4 Km. A densidade dos rios é de 0,1217 Cm e a densidade de drenagem é de 0,6395 Cm e o índice de circularidade é de 4,4909 Cm.