AGRICULTURA EM MATO GROSSO

                                   

         Mato Grosso é um Estado essencialmente agrícola em sua qualidade de terra e chuvas abundantes. Em todo o Estado a terra é boa ou quase boa, se bem que grande quantidade de cerrados cobre todo o Estado. Atualmente com os incentiveis à agricultura, o cerrado se tornou em boa terra. Isto já vem ocorrendo em todo o Estado. O cerrado sendo adubado pode tornar-se em terras apropriadas à agricultura. Chuvas não faltam, o que falta mesmo é um pouco mais de interesse. Poderíamos dobrar a nossa produção.

          Uma comunidade toda vai depender muito da agricultura do município. A agricultura precisa ser desenvolvida em todos os municípios para o sustento da comunidade: a chamada agricultura familiar. Com exceção de alguns municípios, todos os outros apresentam ótimas terras para o cultivo.

          Mato Grosso ainda sofre várias conseqüências por falta de elementos essenciais para a agricultura. Em 1º. Lugar os proprietários acham muito caro o problema do maquinário, os financiamentos tem altos juros, problemas de adubação do solo, problemas de mão de obra, tudo isto vem pesar na balança agrícola do Estado. O início de uma agricultura é muito difícil, com o tempo a coisa vai amenizando mais. Um grave problema que ocorre aqui é o grande latifúndio em que uma minoria trabalha para os fazendeiros que geralmente plantam pouco. Outro fator que atrapalha a agricultura é a evasão para os grandes centros de pessoas que trabalham na lavoura.Com isto as cidades crescem (muitas vezes na miséria) e a agricultura se torna cada vez menor. Quem sai prejudicado com isto é o povo, o Estado, o País.

          Também na zona rural precisa ser tudo melhorado. É preciso ter mais escolas, principalmente agrícolas, mais unidades sanitárias, mais estradas para o escoamento do produto, mais transportes de cargas, mais incentivo às pessoas rurais, e melhores salários para eles.

          Dois fatores que se fazem importantes nas cidades agrícolas: cooperativas e armazéns. Aí os agricultores teriam onde comprar sementes apropriadas e venderiam mais facilmente os produtos que plantam. O fator venda e preço é preocupação constante dos agricultores. No tempo da colheita os produtos baixam de preço, no tempo do plantio os produtos encarecem. Daí que sempre a agricultura  plantam menos, pois cada vez pode comprar menos, em virtude do preço.

          Talvez a pecuária seja o elemento que mais afaste o homem da agricultura, uma vez que é bem mais fácil lutar com gado do que com agricultura. O boi proporciona muita coisa boa e fácil ao homem. Por isto é preferido mais que a agricultura. Além disso dá um status mais elevado do que o do agricultor.

          Do agricultor depende a raça humana, isto deveria ser reconhecido por todos. Todos os homens vão depender dos agricultores, pois quase todos os alimentos vêm da agricultura e da pecuária.

          Atualmente os produtos agrícolas no Brasil vêm subindo cada vez mais de preços. Isto prova que o Brasil não é mais um país totalmente agrícola. Hoje as indústrias cresceram em todos os setores menos quanto a parte agrícola.

          A agricultura deveria ser bem mais incentivada em nosso país, principalmente o plantio de café, soja, frutas e verduras. Estes produtos aumentaram muito de preços e são imprescindíveis na vida do povo. Mato Grosso deveria ser um grande seleiro do Brasil uma vez que temos grandes reservas florestais e chuvas abundantes. O que resta mesmo é plantar. Tudo plantando dá – já dizia o adágio popular.

          A verdura é fácil de ser cultivada, no entanto o preço da verdura em Cuiabá assusta. Em redor da cidade, grandes matagais e lagoas aparecem como ótimos lugares para plantações de hortas, no entanto nada existem. Existem cobras, insetos e capoeiras. Quem é dono da terra não planta, quem quer plantar não tem terra, daí o contraste existente. O povo cuiabano pode ser bem mais nutrido, pois peixe existe muito e ótimas terras para hortaliças e agricultura, mas... ninguém quer saber da dureza. Vamos lá, minha gente, precisamos de agricultura.