Adestradomento, DogwalkerAndré Agramonte

http://www.andreagramonte.com.br

Meu cachorro não faz xixi em casa. O que fazer em dias de chuva?
Como faço para acostumá-lo?
Ele já tem 11 anos e é um pinscher

••pergunta feita por Adriano••

Bom dia Adriano,
É um caso um pouco complexo, você teria que ficar em cima do seu cão e toda vez que ele fizer xixi deve se aproveitar ao máximo o momento, pois é a única hora que temos para conseguir o comportamento que queremos mudar dele.

Você teria em primeiro lugar, que incentivar o cão a fazer xixi. Em muitos casos e na maioria deles as pessoas brigam com seus cães quando os vêem fazendo em local errado, quando são filhotes e não estão sendo supervisionados fazem quase sempre em lugares errados, os motivos são os mais variados como, por exemplo, até os oito meses os filhotes são incontinentes, eles não sabem aonde é o certo e o errado, às vezes não dá tempo, entre outros. Os locais preferidos deles são sempre os fofinhos, que absorvem bem e não deixam molhar as patinhas, e quase sempre estão entre eles tapetes persas, toalhas, caminhas, jardins.

Animais que tem como hábito apenas fazer as necessidades fora de casa tem medo de fazer dentro e serem repreendidos, pois aprenderam que fazer xixi naquele local significa tomar bronca e ver seu dono bravo, normalmente quanto mais os cães tomam bronca, menos seus donos percebem e vêem eles fazendo suas necessidades. Isso se deve a associação que o cãozinho faz.

Portanto, deixar o bichinho em casa nos dias de chuva, seguindo a lógica que uma hora ele irá fazer, é um erro gravíssimo, além de correr o risco de ajudá-lo a desenvolver algum problema de saúde.

Uma orientação profissional seria a melhor saída para seu caso, já que não podemos ficar esperando que seu animal faça as necessidades dentro de casa, além de ele ter feito fora de casa a vida toda.

Seria necessário que seu animal se sentisse seguro ao fazer xixi dentro de casa, e tivesse um local para recorrer quando estiver apertado com chuva caindo, ou não.

Se você tem alguma dúvida ou problema com seu cãozinho ou animal de estimação, envie para nós, com certeza poderemos ajudá-lo!

André Agramonte