A crise atual no mercado imobiliário é a mais significativa da  última década. Mais precisamente, desde 2003 não se via um panorama tão sombrio.

Sem dúvida, o Governo Federal é o primeiro a encabeçar a lista dos motivos e culpados pelo atual momento.

Porém existem outros motivos que são bastante importantes e que, à margem do desconhecimento de muitos, apresenta-se como "motivos menores", e, para nós, profissionais da área, não são.

Podemos citar os altos preços dos imóveis praticados em determinadas regiões que são, à nossa ótica,  preços absolutamente irreais. Resultado: o povo de baixa/média renda já fica excluído, uma vez que, o programa Minha Casa Minha Vida, nestas cidades, fica totalmente inviabilizado.

Agora o Governo Federal baixou o percentual de financiamento e elevou as taxas de juros. Muitos pensam que é "culpa da Caixa". Mas porque o governo fez isso? O Governo não tem recursos para financiar a habitação e muito menos para bancar os saques do FGTS que normalmente acompanham os financiamentos. Resultado: ninguém consegue aprovar suas linhas de crédito.

Haverá, sem dúvida, uma acomodação natural em todo o mercado, desde o custo da mão-de-obra básica, até preços de terrenos e casas. Só que o preço desta acomodação quem paga é sempre a população brasileira, que, a duras penas, tentando economizar tudo o que pode, ainda não consegue o principal bem para qualquer família que é sua casa própria.


Paulo Cocco

proprietário da Premium Neg Imobiliária.

www.premiumimobiliaria.com