A RELAÇÃO ENTRE O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL AMBIENTAL E AS ATIVIDADES DO AGRONEGÓCIO SUCROALCOOLEIRO: UM ESTUDO DE CASO NA REGIÃO NORTE DO PARANÁ

É cada vez mais premente o debate sobre o desenvolvimento sustentável, ou seja, o equilíbrio entre a evolução econômica, a preservação ambiental e a equidade social. Embora seja reconhecida a equanimidade da importância dessas três esferas (econômica, social e ambiental), neste estudo preferiu-se optar pela ênfase no desenvolvimento sustentável ambiental, por apresentar-se mais visível e iminente na realidade da empresa proposta para o estudo de caso. Portanto, o presente artigo tem como propósito identificar e analisar os impactos ambientais causados pelas atividades sucroalcooleiras da organização estudada.
Diante disso, foi realizado um estudo de caso empregando o método de pesquisa qualitativa, através da observação e posterior descrição das ações e consequências das atividades da
indústria em pauta, utilizando-se ocasionalmente de dados fornecidos pela mesma. As áreas de análise abrangeram: emissões; biodiversidade; resíduos; energia; e investimentos.
Finalmente, foi possível concluir que, diante de uma perspectiva generalizada, a empresa apresentou alto grau de consonância com a visão orientada para o desenvolvimento sustentável, embora tenham sido identificados pontos que abrem margem para possíveis melhorias.